Jovem Agricultor do Futuro e Usina Lins: Plantando o Futuro Sustentável na Comunidade
02-10-2024

O Programa Jovem Agricultor do Futuro, é uma parceria entre a Usina Lins, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Faesp e o Sindicato Rural dos municípios de Lins, Cafelândia e Guaiçara, tem como objetivo capacitar jovens de 14 a 17 anos em empreendedorismo e sustentabilidade, abrindo novas oportunidades e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. Através dessa iniciativa, a Usina Lins reafirma seu compromisso com a comunidade, promovendo a educação e disseminando conhecimento, enquanto contribui para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas.

No dia 5 de setembro, a Usina Lins reforçou essa parceria com o programa realizando o plantio de mudas na Escola Dom Henrique Mourão, em Lins, com a participação dos alunos do turno da manhã do projeto na cidade, que participaram da revitalização da horta da escola, promovendo práticas de sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Nesta ação, foram plantadas mais de mil mudas, incluindo 200 mudas de salsinha, 200 mudas de cebolinha, 200 mudas de rabanete, 180 mudas de alface crespa, 180 mudas de alface roxa, 180 mudas de alface americana, 180 mudas de couve e 60 mudas de abóbora. A Instrutora do Programa Jovem Agricultor do Futuro, Paula Barias, conta como o projeto beneficia a vida dos jovens que participam.

– Os jovens têm a oportunidade de conhecer sobre diversas áreas profissionais, além de projetos sociais. Eles amadurem muito durante o programa, pois em todos os módulos de aulas, aprendem sobre toda a parte de agricultura familiar, empreendedorismo, comunicação, oficinas, desenvolvimento humano, e toda a parte de desenvolvimento profissional, pois como este é um trabalho remunerado, os jovens aprendem a administrar dentro e fora de casa.

Dentre os participantes da edição deste ano do programa, estão alguns filhos de colaboradores da Usina Lins, que se inscreveram e iniciaram o curso em abril, com término em dezembro deste ano. O Gabriel Koshimizu Costa de 15 anos, é filho do colaborador Leandro Avelino Costa, Analista de Custos Agrícola, é um dos participantes desta edição e contou o que está achando do programa.

– Estou achando o Programa Jovem Agricultor do Futuro incrível, pois oferece uma grande variedade de atividades que nos ajudam a aprender mais sobre agricultura. Esse conhecimento será muito importante para a minha vida, já que tenho um grande interesse pela área e pretendo trabalhar com isso no futuro.

O programa oferece diversas oportunidades de conhecimentos para os jovens, nas mais diversas áreas e temas, além de proporcionar uma visão mais ampla e responsável para o futuro profissional de cada um. O Leandro Avelino da Costa, conta como o programa tem agregado na vida de seu filho Gabriel.

– O programa tem sido uma experiência transformadora para o meu filho. É impressionante o quanto ele se desenvolveu, desde disciplinarmente, quanto na comunicação, no trabalho em equipe, na responsabilidade com a sociedade e com o aprendizado de como cultivar. Além disso, o projeto ampliou suas perspectivas de carreira profissional, trazendo uma visão de um futuro promissor. É extremamente gratificante ver seu entusiasmo e dedicação a cada dia.

Como parte das iniciativas do programa, no dia 22 de setembro, foi realizada a Feira do Jovem Agricultor na APAE de Lins, onde houve a distribuição e venda de verduras e legumes produzidos pelos próprios alunos, além de uma praça de alimentação especial. Essa ação mostra a força da parceria entre a Usina Lins e o programa, unindo a comunidade e promovendo a educação voltada para o campo e a sustentabilidade.

Nos dias 6 e 13 de novembro, os jovens do Programa Jovem Agricultor do Futuro, dos três munícipios que a Usina Lins é parceira, participarão de visitas especiais pela planta industrial da empresa e terão a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo. Esta parceria reafirma o compromisso da Usina Lins com o desenvolvimento das pessoas e a busca pelo equilíbrio econômico, ambiental e social.

Fonte: Usina Lins