Jovens cooperados visitam Usina Granelli
05-08-2024

Foto: Crédito: Divulgação
Foto: Crédito: Divulgação

Mais de 30 membros do Núcelo Jovem da COPLACANA se aprofundaram no processo de produção de açúcar

Por Coplacana

Mais de 30 membros do Núcleo Jovem da COPLACANA se aprofundaram no processo de produção de açúcar, no dia 29 de junho, durante visita à Usina Granelli, grande parceira da cooperativa, localizada em Charqueada/SP.

A visita técnica, promovida com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos jovens, proporcionou uma experiência rica e informativa.

A programação da visita foi cuidadosamente elaborada para oferecer aos participantes uma visão completa da operação da usina.

Primeiramente, Mariana Granelli, diretora Jurídica e de Marketing, e sua equipe conduziram uma explicação teórica, abordando aspectos como os custos e controles da usina e a gestão do tráfego para otimizar o rendimento da moagem.

Em seguida, os jovens conheceram a indústria, percorrendo cada etapa do processo de produção, desde a chegada da cana-de-açúcar à usina até a obtenção dos diversos tipos de açúcar.

A visita contemplou a coleta de amostras, o laboratório, o descarregamento dos caminhões, a moagem da cana, a produção do xarope e do álcool e a finalização com a produção dos diferentes tipos de açúcar.

Ao término da visita, integrantes da coordenação do Núcleo Jovem da COPLACANA entregaram um troféu de reconhecimento à Usina Granelli pelo seu trabalho em parceria com a cooperativa.

“Foi um momento muito proveitoso e enriquecedor”, comentou Maria Fernanda Coral.

“Os jovens puderam ter uma visão completa da complexa operação da usina e compreender a importância da indústria sucroenergética para a região.”

Para Junior Possignolo, cooperado do Sítio São Francisco, a visita proporcionou uma oportunidade única de conhecer a fundo o processo de produção de açúcar.

“A gente que é produtor só tem a ideia do plantio até a colheita”, disse Junior.

“A parte industrial a gente não conhece. A visita foi muito importante para que pudéssemos entender como tudo funciona e admirar a tecnologia e a expertise da empresa, por ser referência tanto na parte agrícola, quanto na indústria na produção de açúcar cristal, mascavo e demerara.”

Do site: G1