Koppert revoluciona e lança “nematoide do bem” para o controle de Sphenophorus levis
01-11-2022

É o Terranem, um bioinseticida que promete revolucionar o setor

A Koppert Biological Systems marcou presença na 2ª Reunião Canaplan 2022, realizada na última semana em Ribeirão Preto/SP. Na ocasião, o gerente comercial cana-de-açúcar da companhia, Vinicius Lopes, apresentou ao público as principais soluções da empresa para a cultura canavieira. Um dos destaques foi o Trichodermil, produto biológico com ação fungicida e nematicida.

O fungo presente na solução possui três mecanismos de ação: Antagonismo (inibindo a ocupação do espaço por outros microrganismos fitopatógenos que também se desenvolvem no solo), Micoparasitismo (com ação direta pela qual ocorre a inviabilização das ninfas e escleródios de fungos fitopatogênicos) e Antibiose (os metabólitos produzidos pelo fungo (protease, lipase, glucanase e quitinases) promovem a degradação da parede celular de fungos e nematoides no solo).

Porém uma inovação apresentada pela Koppert durante a 2ª Reunião Canaplan chamou a atenção pelo inusitado, é o Terranem, um bioinseticida utilizado no controle de Sphenophorus levis. “É como um nematoide do bem, que entra por aberturas naturais dos insetos-praga e libera bactérias simbiontes dentro da cavidade corporal do inseto. Essas bactérias transformam o tecido do hospedeiro em fonte alimentar, dos quais os nematoides se alimentam, se desenvolvem e se reproduzem dentro do inseto. Isso provoca a morte do hospedeiro em algumas horas ou dias após a infecção”, explicou Lopes. “Os resultados de campo são brilhantes. É com certeza uma solução que promete revolucionar o setor.”

Confira: