Lançado há quase um ano, Programa Mais Cana entra na fase de desdobre das mudas pré-brotadas
11-02-2016

O Programa “Mais Cana, Mais Produtividade para o Canavial” completa em março um ano de lançamento. O projeto, que é uma iniciativa da Coplana (Cooperativa Agroindustrial), da Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e do IAC (Instituto Agronômico), segue seu cronograma a todo vapor. 

Segundo Renata Morelli, gerente de Tecnologia Agrícola e Inovação da Coplana, logo que a proposta foi lançada, há quase um ano, os produtores interessados foram divididos e classificados. Receberam então algumas variedades, iniciando a condução do viveiro pré-primário.
“Nesse período, tivemos um total de 10 treinamentos, envolvendo tanto técnicos da cooperativa como o produtor final. Com esses treinamentos, o objetivo foi trabalhar com muita clareza todos os processos da produção de mudas com qualidade.”
Renata diz que, nesse momento, os cooperados que participam do programa iniciaram o desdobre para a produção de muda pré-brotada. “Isso significa que aquela cana plantada como viveiro em maio ou junho de 2015 está passando por desdobramento para virar o MPB. Assim, em abril já teremos o fechamento dessa primeira etapa do programa, com avaliação de todos os custos de produção e rendimentos”, explica.
Depois de se dedicarem aos viveiros pré-primários ao longo de um ano, os produtores dos polos do “Mais Cana” que agora fazem o desdobre para a produção das mudas pré-brotadas já começam a visualizar efetivamente os resultados da tecnologia, mesmo que os números efetivamente ainda não tenham sido tabulados.
Cada viveiro pré-primário é relativamente pequeno, tendo em média 100 metros. “Dessa pequena área o produtor de cada polo já consegue desdobrar em uma área maior. Nesse momento o produtor transforma o material que produziu no viveiro em MPB, e aí sim vai optar se quer levar essas mudas pré-brotadas para fazer uma cantose, uma meiosi, ou pode até mesmo partir para o plantio em área comercial se preferir”, explica Renata.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.