Laura Moura Montans Vicentini é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
24-01-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto

Durante a sua graduação em Engenharia Agronômica, Laura Testa Moura Montans Vicentini, diretora técnica da Spinagro, iniciou um experimento que viria a ser o seu TCC: liberações múltiplas de Cotesia flavipes em cana-de-açúcar para o controle da broca-da-cana em uma unidade bioenergética na na região de Jaboticabal, SP.

Desde então, já são 16 anos de encanto com a cultura da cana-de-açúcar. O curioso é que Laura iniciou a faculdade pensando em trabalhar com café, cultura que a encantou por toda a infância. Seus pais sempre trabalharam com café, e a paixão era justificada pela proximidade com essa lavoura, e por ter sido criada na fazenda ouvindo as histórias desse setor e toda a sua complexidade.

Na época, Laura pensava que a cana-de-açúcar era uma cultura bem mais simples, menos trabalhosa que o café. Ledo engano, pois ao começar seu estágio no terceiro ano da faculdade dentro de uma usina, instalando o experimento de controle biológico de uma das pragas mais importantes, viu a riqueza que existia na canavicultura. Se apaixonou por toda a demanda de trabalho, pela gestão varietal, pelo controle com macro e microbiológicos possíveis de serem feitos nas lavouras, por todos os produtos oriundos da cana-de-açúcar enquanto matéria-prima (açúcar, álcool, cachaça, energia, bioplástico etc), e nunca mais sequer cogitou a mudança para outra cultura.

Após a graduação, trabalhou como analista em um grupo familiar que detinha duas usinas, em uma multinacional com foco em novas variedades, na área de Desenvolvimento Agronômico de um grande grupo, e como coordenadora de Planejamento Agrícola em uma usina da região de Araraquara.

Quando estava em seus dois últimos empregos mencionados acima, Laura, junto com o seu noivo Rodrigo Spina, começou a tirar do papel o sonho de ter uma empresa de disponibilização de novas variedades de cana. Assim, em 2017, nascia a Spinagro.

Este é apenas um “aperitivo” da história de Laura no mundo canavieiro, mais detalhes vocês poderão conferir no livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.