Leila Luci Dinardo-Miranda é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
30-01-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto

Leila Luci Dinardo-Miranda, pesquisadora científica do Centro de Cana do Instituto Agronômico foi uma criança precoce. Alfabetizada aos 5 anos, entrou em primeiro lugar no vestibular da Fuvest para Agronomia na FCAV/Unesp, em Jaboticabal, aos 16 anos, e se formou aos 20 anos.

Desde então, trabalha com cana, mas revela que, de início, não escolheu trabalhar no setor, foi escolhida por ele. Tudo começou na antiga Copersucar, em Piracicaba, com um treinamento de cerca de 10 meses para recém-formados contratados, na verdade um curso de especialização em cana-de-açúcar. Em seguida, trabalhou no então setor de Entomologia e Nematologia, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e dando consultorias às usinas cooperadas. Durante os oito anos em que trabalhou na Copersucar, teve a oportunidade de fazer mestrado no Departamento de Entomologia da ESALQ/USP.

Já fora da Copersucar, fez doutorado no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina/USP de Ribeirão Preto, e sua tese mostrou a variabilidade genética de populações do mosquito da dengue, ligando as variações encontradas com a resistência do inseto a inseticidas.

No final do doutorado prestou concurso para pesquisadora do Instituto Agronômico, onde começou a trabalhar em 1994. “Entrar no Agronômico foi muito gratificante, pois meu pai foi funcionário do IAC na antiga Estação Experimental de Ribeirão Preto, que hoje conhecemos como Centro de Cana.  Então, eu nasci, passei minha infância e parte da juventude na Fazenda onde hoje trabalho”, lembra Leila, que ajudou a consolidar, junto com outros profissionais, o Centro de Cana do IAC como referência em pesquisas com cana-de-açúcar no Brasil.

Leila é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.