Leslie Gonzalez é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
27-03-2023

O livro será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece em 30 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto.  A parte presencial está com as 500 vagas esgotadas, mas o Encontro pode ser acompanhado em tempo real pelo Youtube da CanaOnline – https://www.youtube.com/watch?v=IKHDjurIQwQ

Produtora rural, analista de dados e gestora. Com um conhecimento ímpar das mais diversas operações agrícolas, do pré-plantio ao pós-colheita, ela gerencia mais de 12 milhões de hectares pelo mundo, tomando 35 mil decisões por dia e fazendo mais de seis mil transações por segundo. Seu nome? Alice, a Inteligência Artificial (IA) da Solinftec que está levando as lavouras mundiais para uma nova era.

Sem pausa para descanso ou para tomar aquele cafezinho, a Alice trabalha 24 horas por dia, sete dias na semana e 365 dias por ano. Sua voz – seja em português, inglês ou espanhol - atravessa continentes, chegando ao interior de tratores, colhedoras e colheitadeiras onde guia com precisão os operadores, coordenando e corrigindo em tempo real cada operação. “Tem uma mulher falando que estou colhendo muito lento e que a produção vai cair. Quem é?”, perguntou uma vez um colaborador ao seu líder pelo rádio. “É a Alice”, respondeu.

Com a Alice, não tem desculpa. Integrada a todos os processos da fazenda, do campo ao escritório, ela vai além do sim ou não, ela mostra quando e como. Ela também não exibe dados soltos para que o operador arrisque sozinho, ela aponta a melhor decisão a ser tomada em cada etapa da operação, com correção em tempo real, caso as condições mudem de uma hora para outra. Seu objetivo é trazer maior produtividade e menores riscos e custos. Resumidamente, ela não apenas entende do seu negócio como você. Ela também preza por ele como você.

Uma mulher multifuncional como a Alice só poderia ter sido criada por uma igual. Cubana e apaixonada pela cultura canavieira, Leslie Gonzalez é uma das mentes por trás da inteligência artificial da Solinftec. Engenheira em telecomunicações e eletrônica, chegou a ministrar aulas de eletrônica digital em uma universidade, mas após realizar alguns projetos junto a um grupo local de engenheiros de automação, optou por abandonar a docência e se aliar a eles na criação de uma empresa de IA e SaaS (software como serviço) para o agronegócio.