Líder do setor de Qualidade Agrícola do Grupo Aralco acumula mais de 14 mil seguidores no Instagram
02-03-2022

Seja em postagens no feed ou em stories, Maria Barros possui grande engajamento com seu público, formado em sua maioria por profissionais que também atuam no setor sucroenergético nacional. Foto: Arquivo pessoal
Seja em postagens no feed ou em stories, Maria Barros possui grande engajamento com seu público, formado em sua maioria por profissionais que também atuam no setor sucroenergético nacional. Foto: Arquivo pessoal

A influencer Maria Barros participará do painel “Das mestres do setor às novas gerações”, que integra a programação do Encontro Cana Substantivo Feminino On-line. Evento será realizado no dia 10 de março, das 14h00 às 17h00, com transmissão simultânea no Facebook, Instagram e LinkedIn da CanaOnline

Texto: Leonardo Ruiz

A blogueira Maria Barros faz sucesso no Instagram ao compartilhar com seus mais de 14 mil seguidores seu trabalho em meio aos canaviais da região paulista de Araçatuba, onde atua como líder do setor de qualidade agrícola do Grupo Aralco. Seja em postagens no feed ou em stories, a profissional possui grande engajamento com seu público, formado em sua maioria por homens e mulheres que também atuam no setor sucroenergético nacional. “Posto o dia a dia da Maria, tudo o que ela sabe, estuda e aprendeu”, comenta ela, que fala com naturalidade sobre os mais diversos assuntos que permeiam o cultivo e produção da cana-de-açúcar, do preparo de solo a colheita mecanizada.

Com apenas 28 anos, Maria se destaca como uma das principais influencers digitais do setor sucroenergético nacional, termo que se popularizou nos últimos anos com a expansão do uso das redes sociais pela população. Como o próprio nome já diz, os influencers são criadores e criadoras de conteúdo digital que levam informação e influenciam – de maneira positiva – hábitos e comportamentos de seu público. “Trabalho no setor há cerca de 10 anos. Nesse período, sempre acompanhei blogueiras do meio rural, mas nenhuma que falasse sobre cana, já que praticamente todas trabalham com grãos. Vi ali uma oportunidade de apresentar um pouco da minha rotina no meio canavieiro. Há pouco mais de um ano, criei a página e comecei a tirar fotos e fazer vídeos, sempre com muito cuidado para não expor a usina ou revelar informações consideradas confidenciais.”

O interesse de Maria Barros pelo agronegócio vem desde cedo. Ainda jovem, ingressou na ETEC Paulo Guerreiro Franco, de Vera Cruz/SP, onde seu formou técnica agrícola aos 17 anos. Nessa época, seu pai possuía um bar localizado na área rural do município paulista de Pompeia, cidade onde também morava junto de sua família. Rodeado de cana por todos os lados, o local era ponto de encontro dos trabalhadores de uma usina vizinha.

Interessada em iniciar sua carreira profissional, Maria constantemente indagava os gestores sobre oportunidades de trabalho. “Um dia, eles apareceram dizendo que havia uma vaga na área de qualidade. Eu topei fazer uma entrevista mesmo sem saber quais poderiam ser minhas possíveis atribuições. Após o período de seleção, fui contratada para ser analista de qualidade, cujo incumbência principal é acompanhar os processos agrícolas, avaliando as operações conduzidas e aferindo perdas.”

A profissional conta que sempre a questionam sobre os motivos que a levaram a entrar na área operacional. Ela, porém, afirma que nunca viu problemas, mesmo sendo uma mulher em meio a um ambiente tão masculino. Seu trabalho exemplar, inclusive, resultou em um convite para trabalhar no Grupo Aralco, onde pouco tempo depois foi promovida a líder do setor de qualidade agrícola, coordenando atualmente uma equipe de 10 pessoas. “Quando virei líder, senti um pouco de preconceito. Olhares que claramente me julgavam incapaz. Tive que me impor para conseguir erradicar esse pensamento.”

Atualmente cursando agronomia na Unopar - Campus Araçatuba, Maria afirma que seu Instagram ajudou a conquistar o respeito dos demais colaboradores da usina, hoje seguidores fiéis. “Alguns líderes e gestores já inclusive se ofereceram para falar um pouco sobre suas áreas na minha página.” Sua rede social também ajudou a abrir portas para a profissional, que já vem sendo convidada para participar de eventos e lives pelo setor.

Para conhecer a página da Maria Barros no Instagram, acesse: https://www.instagram.com/bloguer_cana/

Há três anos Maria Barros atua como líder do setor de qualidade agrícola do Grupo Aralco, onde coordena uma equipe de 10 pessoas

Foto: Arquivo pessoal

Para falar um pouco sobre a sua trajetória e da participação feminina no setor, Maria será uma das debatedoras do Encontro Cana Substantivo Feminino On-line, que acontece em 10 de março, das 14h00 às 17h00. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn). A participação de Maria será no painel “das mestres do setor às novas gerações”, que ocorrerá das 14h15 às 14h45 e contará com a participação de:

* Inês Janegitz - Gerente Agrícola da Usina Atena, Martinópolis/SP;
* Patrícia Fontoura - Gerente de Planejamento e Desenvolvimento Agronômico na COFCO International;
* Maria Barros – A blogueira da Cana-de-Açúcar e Líder do Setor de Qualidade Agrícola do Grupo Aralco;

Para concorrer a mimos que serão sorteados durante o Encontro, mande uma mensagem com seu nome, função, empresa (ou propriedade rural), cidade e estado para o e-mail: leonardo@canaonline.com.br ou para o WhatsApp: 16 9 9215-6642.

Não percam!