Limpeza a seco: saída para mitigar os efeitos negativos da palha na indústria
24-06-2015

A intensificação do sistema de colheita mecanizada de cana crua trouxe sérios benefícios para o setor, tanto econômicos quanto ambientais. Porém, essa mudança de manejo acabou impactando negativamente a área industrial, pois as cargas de cana chegam com teores elevados de palha, que sobrecarregam os equipamentos de recepção, preparo e extração (aumento da carga e do consumo de potência), bem como os sistemas de transporte e movimentação de bagaço, reduzem a capacidade de moagem, a extração do caldo e o índice de percolação nos difusores, e desgastam, prematuramente, os equipamentos, dificultando os tratamentos de caldo e aumentando o custo do transporte da cana.

O supervisor de projetos da SIMISA, Filipe Montebello, explica que, quando a cana era colhida manualmente, as folhas eram eliminadas pela queima, o cortador despontava e a lavagem nas mesas de recepção retirava a terra. “Dessa forma, a moenda só ‘comia’ o colmo da cana. Com a colheita mecanizada tudo mudou, pois a moenda passou a ter que engolir ‘carne de segunda’”.

Para ele, uma das formas de a indústria voltar a receber matéria-prima de qualidade, igual à encontrada na época da colheita manual, é investindo em sistemas de limpeza a seco. Outra alternativa apontada por Montebello é a de reformular o sistema de recepção de cana. “Com 100% de cana picada, não faz mais sentido a aplicação de mesas alimentadoras, que são de manutenção muito mais cara”. Outra oportunidade, segundo ele, seria a instalação de um desfibrador vertical do tipo DVU, pois, assim, todo o transporte de cana, após o transportador metálico onde é feita a descarga, pode ser realizado com transportadores de correia, o que torna a manutenção mais em conta.

Confira matéria completa sobre como a indústria tem sentido na pele as dificuldades para processar cana com maior presença de palha na próxima edição da Revista CanaOnline.

Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.