Live apresenta relatório geral da pesquisa “O perfil do profissional de Recursos Humanos no setor sucroenergético e seus principais desafios”
01-12-2022

Evento on-line, promovido pela Ação Consultoria & Educação Corporativa e a CanaOnline, acontece na quarta-feira, 7, a partir das 19h00

O que preocupa hoje a área de Recursos Humanos, considerada estratégica para o avanço das unidades bioenergéticas em um mercado cada vez mais competitivo? Há diversos itens. Para 45% de profissionais de RH de unidades sucroenergéticas a maturidade baixa dos funcionários em relação à transformação digital é uma das demandas a ser enfrentada pelas empresas, conforme demonstra a pesquisa “O perfil do profissional de Recursos Humanos no setor sucroenergético e seus principais desafios”, que foi realizada pela Ação Consultoria & Educação Corporativa, com apoio da CanaOnline, durante os meses de setembro e outubro.

O debate sobre o impacto desse e de outros resultados movimentará a live de apresentação do relatório final da pesquisa, que será realizada na quarta-feira (07 de dezembro), às 19 horas, com transmissão pelo YouTube, Linkedin e Facebook da CanaOnline. A inscrição é grátis.  Entre outros dados importantes, o levantamento revelou que pensamento analítico, inovação e inteligência emocional são as habilidades consideradas mais importantes para os próximos anos, segundo a opinião dos participantes da pesquisa.

Além dos desafios do setor bioenergético diante da transformação digital, o relatório dessa pesquisa abrange as demandas de RH em relação ao desenvolvimento e o perfil comportamental dos profissionais de Recursos Humanos – resume Henrique Gomes, sócio da Ação Consultoria & Educação Corporativa.

A avaliação de cada item vai permitir uma reflexão sobre desafios que precisam ser superados. No caso do grau de maturidade em relação à transformação digital, o resultado pode ser um problema para diversas empresas – exemplifica Henrique Gomes –, pois o assunto não envolve só tecnologia. “É uma forma de analisar dados, de pensar no futuro. É uma estratégia. Isto significa que há usinas e grupos que não estão utilizando essas possibilidades que algumas empresas já estão usando. Na prática, podem ficar para trás”, comenta.

Segundo ele, o que mais aparece na pesquisa como resultado de desafios para esta transformação digital acontecer de maneira mais eficiente é o jeito de pensar mais analítico do que digital, a resistência natural à mudança e a maior necessidade de investimento financeiro. “Existe um grande desafio no segmento atualmente, pois o perfil do profissional que atua na área vem mudando ao longo dos anos. Precisamos de profissionais que atuem em absoluta segurança, que sigam os procedimentos, mas que também tenham olhar de dono, demonstrado flexibilidade, rápida adaptação a mudanças e senso crítico para perceber e propor melhorais continuamente.”

Os participantes da pesquisa “O perfil do profissional de Recursos Humanos no setor sucroenergético e seus principais desafios” revelaram também em quais áreas eles mais procuraram se desenvolver nos últimos meses. Recrutamento e seleção e a formação em Business Partner (BP) ficaram em primeiro lugar com 43% para cada opção, seguidos pelo interesse em ESG – Environmental, Social and Governance – com 37% (a soma dos percentuais supera 100%, porque cada participante pode escolher mais de um item).

A pesquisa contou com a participação, de maneira voluntária, de 117 profissionais de RH, incluindo analistas, BPS, supervisores, coordenadores, gerentes e diretores de 22 empresas – entre as quais, os maiores grupos sucroenergético do Brasil –, localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Alagoas, Mato Grosso e Maranhão.

Entre os participantes, 48% são analistas, 60% são pós-graduados, 42% possuem idade entre 30 e 39 anos (75% estão entre 20 e 39 anos), 72% são do sexo feminino. “A presença da mulher nessa área é maior. Está proporcional”, constata o sócio da Ação Consultoria.

Cada participante já recebeu – informa – um relatório individual que apresenta desafios da empresa, onde ele atua, em comparação à média dos resultados de outras unidades e grupos. “Esse relatório é importante individualmente também, porque o profissional vai ver o resultado de assessment dele e poder comparar isto com os demais, considerando a média dos que responderam”, observa.

O relatório geral da pesquisa – que será divulgado na live da próxima quarta-feira – fará uma estratificação dos resultados por cargo na área de Recursos Humanos. Em decorrência disto, a pesquisa vai mostrar ao profissional de RH, que tem interesse em aproveitar oportunidades para assumir novo cargo ou responsabilidade, o que ele precisará mudar em seu comportamento para desempenhar a nova função – afirma Henrique Gomes. “O resultado da pesquisa ajudará as pessoas a pensarem de maneira estratégica em suas carreiras”, enfatiza.   

SERVIÇO:

“O perfil do profissional de Recursos Humanos no setor sucroenergético e seus principais desafios”

DEBATEDORES:

Carlos Leston Belmar - Diretor de Recursos Humanos da Tereos;

César Bresciani – Diretor de Recursos Humanos da BP Bunge Bioenergia;

Fabiana Ribeiro – Consultora de Recursos Humanos da Ação Consultoria & Educação Corporativa;

Henrique Gomes – Sócio da Ação Consultoria & Educação Corporativa

DATA E HORÁRIO:

07 de dezembro de 2022, das 19h00 às 20h30

Links de acesso para acompanhar a live grátis:

Facebook: https://www.facebook.com/events/669702021278615

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=1X2RJTlnDgU

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:7004021226574606336/