Live “Tecnologias disruptivas para o agro” acontece nesta terça-feira
04-05-2021

Será a segunda live da semana de imersão no universo da agricultura digital da SmartBreeder. Começa às 17h, e terá transmissão simultânea pelo LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube da CanaOnline

Leonardo Ruiz

Pouco mais de meio século após a última grande revolução industrial, o mundo se encontra novamente em um período de profundas transformações. Também chamada de Indústria 4.0, a quarta revolução industrial está sendo marcada pela fusão entre os mundos físicos, digitais e biológicos.

No âmago desta revolução se encontram as tecnologias disruptivas, que podem ser conceitualizadas como inovações tecnológicas que provocam uma ruptura em processos, padrões e/ou modelos pré-existentes.

Essa revolução no modus operandi tende a alterar o cenário industrial daqui para frente, pois entre os impactos causados por uma tecnologia disruptiva, destacam-se a melhoria da relação custo-benefício dos processos, aumento de performance e aperfeiçoamento prático.

 De acordo com Donavan Rodero, diretor de AgTech da SmartBreeder, empresa de inteligência agronômica digital, o agronegócio vem sendo grandemente impactado pela Indústria 4.0. Internet das coisas, inteligência artificial e big data são apenas alguns dos exemplos das tecnologias disruptivas que estão transformando o setor mais pujante da economia brasileira.

Para o executivo, todas os segmentos do agro - inclusive o canavieiro - já entenderam que, para ser competitivos a nível de mercado, é necessário “mergulhar de cabeça” nessa revolução. “A quarta revolução industrial é um movimento relativamente novo. Teve início em 2012, mas pegou força apenas nos últimos quatro anos. No entanto, quem demorar ou resistir a essa entrada vai sofrer no futuro, uma vez que as novas tecnologias tendem a fazer um ajuste fino em praticamente todas as operações industriais.”

Um dos principais pilares da Indústria 4.0 é a geração massiva de dados. No entanto, mesmo o Homem do século XXI é incapaz de processar milhões de dados simultaneamente. Não nos resta outra saída a não ser delegar esse trabalho para as “máquinas”. “A cognição humana é limitada. Não conseguimos processar tanta informação e, ao mesmo tempo, tomar uma decisão com segurança. Essa é uma das forças das tecnologias disruptivas, pois elas têm a capacidade de fazer um consumo inteligente desses dados e convertê-los em informações instantâneas e com um nível de assertividade que beira os 100%”, ressalta o diretor de AgTech.

Para disseminar informações sobre o tema, a SmaetBrieder realiza uma semana de imersão no universo da agricultura digital, criado em comemoração aos 12 anos da SmartBreeder. Esta semana conta com a realização de lives de 3 a 6 de maio.

Serviço

Live “Tecnologias disruptivas para o agro”

Realização: SmartBreeder

Data e horário: Terça-feira (04/05), às 17h

Participantes: Donavan Rodero, diretor de Agrotecnologia da SmaetBreeder; Daniel Padrão, COO da Solinftec;

Fábio Angelis, CEO da Agrorobótica

Confira pelo link: https://youtu.be/aePAEicxH_w