Logística com confiabilidade
04-08-2015

 

Clivonei Roberto

A logística de suprimentos é o início de uma grande cadeia produtiva. No setor sucroenergético, por exemplo, antes mesmo de o produto chegar à usina, existe um grande planejamento relacionado ao momento da compra, ao mercado fornecedor, à quantidade a ser comprada, ao local e momento da entrega, à quantidade a ser entregue. “Para todo esse planejamento, muitas variáveis são levadas em consideração e mesmo uma pequena falha pode impactar em muitos outros processos”, relata Alexandre L. Menezio, Diretor de Suprimentos da Guarani, subsidiária do Grupo Tereos.

Segundo ele, não é difícil imaginar que, se um equipamento importante para a produção demorar mais que o esperado para ser entregue, pode provocar uma interrupção no recebimento de matéria-prima ou impactar na programação da colheita. “Pessoas serão mobilizadas para solucionar o problema, o planejamento de produção de açúcar ou etanol poderá sofrer mudanças, a área comercial terá que adequar seu planejamento de vendas, impactando no atendimento aos clientes e podendo gerar insatisfação. Com esse exemplo, pode-se perceber o dano que um desvio relevante na logística pode causar”, pontua Menezio.

Cada vez mais encarada com profissionalismo, a logística de suprimentos está no “radar” das empresas como diferencial de competitividade, na opinião de Ricardo Amadeu da Silva, CEO da TransEspecialista (TE). Empresário deste segmento há mais de quinze anos, com amplo know-how no atendimento do setor sucroenergético, Ricardo sabe bem que, se bem planejada e integrada, a logística de suprimentos não apenas traz resultados financeiros diretos para a companhia, como possibilita redução de estoques, uma logística reversa versátil e intercompany com baixo custo. Além disso, ele lembra que planejar evita urgências, o que elimina riscos e aumenta a qualidade das entregas. “Com planejamento, é possível planejar a demanda, o fluxo de veículos nas unidades, trazendo previsibilidade de custos e rastreabilidade total das operações.”

Veja matéria completa na editoria Logística, na nova edição da CanaOnline. Visualize no site ou baixe o pdf da edição. Ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones e carregue as edições no celular – www.canaonline.com.br