Loucos por boas notícias!
12-11-2015

Grande parte da imprensa adora divulgar notícias negativas, não é o nosso caso, vivemos à caça de boas notícias. Ainda bem que elas começam a aparecer. Na opinião de Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA.O setor deverá se recuperar já a partir deste último trimestre. “O consumo de açúcar está quase junto à disponibilidade de estoques. Podemos ter um ciclo virtuoso em 2016.”Além disso, ele lembra que os aumentos dos preços da gasolina estão alavancando o consumo de etanol.

Alexandre Figliolino, diretor-comercial do Itaú BBA, salienta que a recuperação dos preços do açúcar no mercado mundial, e o aumento dos preços dos combustíveis, irão ajudar, e muito, as empresas do setor sucroenergético.
A Consultoria Canaplan informou que a safra 2015/16 na região Centro-Sul deve fechar com produtividade média de 85 toneladas de cana por hectare, na safra passada a média foi de 74 toneladas.“Com o aumento de produtividade por hectare neste ano, os custos de produção de etanol e açúcar estão em patamares melhores e mais competitivos.Será um período de oportunidade de geração de caixa”, diz Luiz Carlos Corrêa Carvalho, diretor da Canaplan. Para ele, a melhoria do cenário tende a “voltar a girar a roda dos pequenos investimentos”, além de movimentações de consolidação.

E no último dia 21 de outubro foi publicado o decreto nº 8.544/2015 sobre o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, o Inovar-Auto. A partir de agora, as empresas habilitadas no programa ficam autorizadas a terem alíquotas do IPI menores para os veículos que adotarem motores flex, em que a relação de consumo entre etanol hidratado e gasolina seja superior a 75%, sem prejuízo da eficiência energética da gasolina. Atualmente, essa relação é de 70% na maioria dos carros flex.

Confira boas notícias na revista CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets esmartphones – www.canaonline.com.br