Lourdes Cruz é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
03-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece em 30 de março de 2023 no Centro de Cana do IAC, Ribeirão Preto, SP

Durante o período de graduação em engenharia química na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lourdes Cruz, gerente Corporativa de Qualidade Industrial da Usina Coruripe, já havia decidido não trabalhar em usinas de cana-de-açúcar. “Eu sei bem como é a vida de quem trabalha nesse setor”, afirmava. Mas, por um acaso do destino, acabou por moldar toda sua vida profissional ao redor da agroindústria canavieira.

Desde 1985, Lourdes atua na área industrial de diferentes usinas. Se naquela época a presença feminina no campo era tímida, na indústria era quase nula. “Sempre fui uma mulher em meio a centenas de homens. Na época do meu primeiro emprego, morei na casa de hóspedes da Usina Laginha com mais 10 homens. Dentro do parque industrial, a situação não era diferente. Eu era a única mulher na operação. Além de mim, havia apenas uma ou outra trabalhando dentro dos laboratórios.”

Em sua segunda experiência profissional, desta vez na Usina Guaxuma, o cenário se repetia. Por conta dessa pouca representatividade, Lourdes conta que era malvista até mesmo pelas esposas dos demais colaboradores. “Sofri muito durante esse período.”

Lourdes é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar que será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, que acontece em 30 de março de 2023 no Centro de Cana do IAC, Ribeirão Preto, SP