Luciana Oliveira Souza Anjos é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
20-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Admiradora de arte e artesanato, a bióloga Luciana Oliveira Souza se apaixonou e se encontrou no setor bioenergético.

Formada em Ciências Biológicas pela Unesp Botucatu, Luciana trabalhou em pesquisas com o vírus da hepatite B durante o seu mestrado na USP São Paulo e o doutorado na Unifesp. Iniciou sua carreira de pesquisadora científica no Instituto Adolfo Lutz, analisando o genoma e sequenciamento do vírus HIV. No entanto, não estava feliz e resolveu mudar radicalmente.

A mudança começou com a transferência para o Centro de Cana, no IAC, em 2011, e a identificação foi imediata. Na época, seu colega e também pesquisador Ivan Antônio dos Anjos, ajudava-a em alguns trabalhos sobre Cotesia flavipes e outros. Lembra que o início do texto diz que Luciana se apaixonou no setor? De colega, Ivan passou a ser o companheiro de vida e marido de Luciana. Setor bioenergético também é amor!

A química com o setor melhorou ainda mais quando o diretor-geral e pesquisador do IAC, Marcos Landell, solicitou uma atuação mais incisiva na área de Fitopatologia. “Aí a chave virou, pois pude contribuir com a minha experiência na área laboratorial, dando suporte para o melhoramento do Programa Cana IAC”, lembra Luciana.

Ela explica que a maioria das doenças em cana-de-açúcar são ocasionadas por fungos, daí a necessidade por pesquisas que auxiliem em soluções para esse problema que tanto afeta a cultura. “É algo desafiador, mas tem sido satisfatório trabalhar nessa área. A interação patógeno-hospedeiro-ambiente me chama bastante a atenção. A doença sempre é um desequilíbrio com a natureza para qualquer ser vivo e estudar sobre isso é muito interessante, além de ser uma realização para mim”, admite.