Lucrar com o ambiental é a melhor forma de preservá-lo
01-06-2015

O mundo pode não saber, mas o setor sucroenergético tem muito a comemorar em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente: propicia ao Brasil o maior programa de combustível renovável do mundo, com o etanol de cana-de-açúcar, e ainda oferece muitos produtos ambientalmente corretos como a energia elétrica gerada por meio da biomassa e o plástico verde.

Quando se fala em ambiental, a primeira imagem que vem à cabeça é composta por florestas e animais. Pois é, nesse quesito as unidades sucroenergéticas também aparecem bem no filme, as usinas não plantam apenas cana, também cultivam milhões de mudas de plantas nativas e frutíferas, para o plantio em matas ciliares, áreas de nascente e reservar florestais em suas propriedades e de seus fornecedores de cana e também para doação à comunidade, deixando as ruas, parques e quintais mais verdes, bonitos e acolhedores para as pessoas, pássaros e pequenos animais.

Cada vez mais, as unidades sucroenergéticas investem em projetos que visam à sustentabilidade, onde o ambiental é uma das três pernas do tripé dessa economia verde, as outras duas são responsabilidade social e viabilidade econômica. Esses projetos não se resumem a implantar viveiros de mudas, replantá-las e cultivá-las para que se tornem florestas, eles inserem as pessoas nesse contexto e que serão os agentes da preservação ambiental, mas para isso, precisam ser motivadas por meio da geração de renda. Precisam saber que ao preservar terão a fibra para produzir artesanatos, colmeias para retirarem o mel, enfim, poderão ganhar dinheiro com as florestas.

Isso também acontece com as unidades sucroenergéticas, preservar é vital, mas a preservação será permanente e ampliada se a empresa puder lucrar com isso – seja por meio direto como o aumento de água nas nascentes, conservação do solo, menor custo com captação de água, ou indiretamente com a melhoria da imagem, conquista de selos, prêmios, certificações e ampliação de mercado. Não se trata de um pensamento capitalista, é apenas a realidade: sem lucro não há social e nem ambiental.

Esta semana, em comemoração ao Dio Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a CanaOnline trará várias matérias sobre o setor sucroenergético e a cana-de-açúcar. Não perca!