Mais cana e menos usinas para moer
11-04-2016

De acordo com a Datagro Consultoria, um total de 353 usinas vão moer no Centro-Sul na safra 2016/17

Com a crise que vem afetando o setor sucroenergético nos últimos anos, muitas unidades fecharam as portas ou pediram recuperação judicial (RJ). O país chegou a ter mais de 430 usinas, mas, desde 2008, 79 unidades entraram em recuperação judicial (RJ) e 83 tiveram suas operações paralisadas. Somente no estado de São Paulo atualmente existem 23 unidades em RJ.

Com o fechamento de tantas unidades industriais nos últimos anos e com o aumento da quantidade de cana-de-açúcar disponível, notadamente por conta do clima favorável em 2015 e início de 2016, não haveria o risco de, neste ano, haver “cana demais para indústria de menos?”

Para os especialistas, esse não é (pelo menos não ainda) um problema que o setor tem para enfrentar no momento. “Não acredito que temos cana demais. O que temos é unidades que absorveram cana de unidades desativadas ou que não estão honrando com os compromissos com os fornecedores de cana, que transferem a titularidade da matéria-prima”, diz Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness.

No entanto, essas usinas com maior capacidade de absorção de cana ficam no risco do clima. Segundo ele, a safra 2015/16 apresentou um número, ainda a se confirmar, de 30 milhões de toneladas de cana bisada (volume que para outros especialistas pode ter chegado a 50 milhões). “Mas não é porque não havia fábrica, mas sim porque havia concentração de cana em muitas unidades e o clima não favoreceu a moagem.”

Alexandre Figliolino, sócio da MB Associados, reconhece que a paralisação de várias unidades ou mesmo aquelas que estão moendo em situação precária torna muito desafiador moer uma grande quantidade de cana, como a que estará disponível no ciclo 2016/17. Por isso, ele concorda que será necessária uma safra longa, além da importância de um clima favorável para permitir moer as 620 milhões de toneladas, que é o volume que ele prevê para o Centro-Sul nesta safra.

Veja matéria completa na editoria capa, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.