Manejo nutricional revitaliza soqueiras sem replantio ou irrigação. Incremento de produtividade pode chegar a 25% por corte
05-09-2024

Comparativo atesta eficiência do protocolo desenvolvido pela Lottus BioSoluções. Foto: Divulgação Lottus
Comparativo atesta eficiência do protocolo desenvolvido pela Lottus BioSoluções. Foto: Divulgação Lottus

Protocolo desenvolvido pela Lottus BioSoluções para cana-planta e cana-soca inclui substâncias húmicas, fertilizantes organominerais e fertilizantes minerais mistos para impulsionar a produtividade e longevidade dos canaviais

Por Leonardo Ruiz

Os custos de formação de novos canaviais nunca estiveram tão altos. Estimativas do Pecege Projetos apontam que o custo das operações de preparo de solo, plantio e tratos culturais de cana-planta na safra 2023/24 chegaram próximos dos R$ 17 mil por hectare. Como comparação, os valores registrados no ciclo 2018/19 foram bastante inferiores, algo em torno de R$ 9.800 por hectare.

Essas cifras se mostram ainda mais alarmantes quando notamos que a produtividade agrícola das áreas não acompanhou essa escalada dos custos. Embora tenha registrado valores bastante atrativos na última safra – fruto das boas condições climáticas -, a produção agrícola dos canaviais permanece estagnada. Aliados, esses fatores contribuem para uma redução significativa da lucratividade do negócio canavieiro.

Diante desse cenário, produtores e usinas devem trabalhar para elevar a produtividade e a longevidade de suas áreas, mas sem que esse processo onere ainda mais o caixa. Com sede no município paranaense de Lapa, a Lottus BioSoluções desenvolveu um protocolo nutricional que promete atuar nesta frente, elevando a qualidade do canavial implantado, bem como das soqueiras subsequentes, sem grandes despesas. Com mais produtividade por corte, é possível prolongar a longevidade das áreas, diluindo os altos custos de formação da atualidade. O resultado final é um negócio muito mais rentável.

Maior enraizamento é um dos benefícios do protocolo da Lottus BioSoluções

Foto: Divulgação Lottus

O gerente geral da Lottus BioSoluções, Welismar Moura, afirma que a missão da empresa é transformar os componentes químicos do solo em substâncias orgânicas, gerando maior enraizamento e, consequentemente, melhoria significativa na absorção e translocação dos nutrientes e ampliada resistência ao estresse hídrico.

“Nossa abordagem permite ganhos de produtividade agrícola entre 10% e 25% por corte. Com essa melhora na produção, é possível estender a vida-útil dos canaviais. Temos um cliente em Goiás que conseguiu, numa cana de quinto corte, saltar das 69,49 ton/ha para 86,5 ton/ha. Um aumento de 24,7% em apenas um ano, tudo sem irrigação ou replantio.”

Outro exemplo citado por Moura vem de Alagoas, onde uma unidade agroindustrial registrou uma elevação da produtividade agrícola de 76,11 ton/ha para 80,22 ton/ha num canavial de sexto corte. O ATR (Açúcar Total Recuperável) subiu na mesma toada, de 145 kg/ton para 157 kg/ton. “Esses dados atestem o impacto positivo e eficaz do nosso protocolo autônomo no campo.”

Cana mais produtiva e longeva é um dos benefícios da adoção do protocolo da Lottus BioSoluções

Foto: Divulgação Lottus

Mas o que seria esse protocolo? O profissional explica que ele consiste na utilização de quatro produtos:

Lottus Premium – Aplicado via solo no momento da implantação da cultura, como também após cada corte, esse produto é constituído de substâncias húmicas de alta qualidade. Orgânico líquido com alta concentração de carbono, ele eleva a capacidade de condicionar o solo química, física e biologicamente.

Lottus Impulse – Fertilizante organomineral formulado para estimular o crescimento de folhas e entrenós. É constituído de matérias-primas de alta qualidade, contendo nutrientes importantes para impulsionar o crescimento vegetativo das plantas. Possui em sua formulação algas marinhas que contêm substâncias bioestimulantes e precursores hormonais para a cana-de-açúcar, favorecendo o processo de fotossíntese. Deve ser aplicado via foliar duas vezes por ciclo.

Lottus Gramíneas – Fertilizante mineral misto formulado com base na demanda nutricional da cana-de-açúcar, favorecendo os nutrientes fundamentais ao crescimento e desenvolvimento das plantas, proporcionando alto equilíbrio nutricional. Deve ser aplicado via foliar duas vezes por ciclo.

Lottus Finishing – Fertilizante organomineral constituído de nutrientes fundamentais para a cana-de-açúcar, especialmente para a fase final do ciclo, que demanda maiores teores de potássio para translocação de açúcares e maturação, melhorando o ATR. É composto por potássio e nitrogênio, elementos solúveis para aplicação via foliar e também por substâncias húmicas que complexam e estabilizam os nutrientes, proporcionando rápida absorção pelas plantas. Pode ser aplicado via foliar em dose única 45 dias antes da colheita ou em duas etapas, sendo a primeira 45 dias antes da colheita e a segunda, 30 dias antes da colheita.

No dia 17 de setembro, os produtores e usinas nordestinas poderão conferir os benefícios desse protocolo in loco durante o 1º CanaShow Alagoas – campo experimental para canaviais sustentáveis. O evento, promovido pela CanaOnline em parceria com o produtor Edilson Maia e a Usina Caeté, acontecerá na fazenda Santo Antonio, propriedade de Edilson, em São Miguel dos Campos/AL. As inscrições estão abertas. Basta acessar o site: materiais.agrocana-ne.com.br/cana-show

Lembrando que a Lottus BioSoluções é uma empresa do setor agrícola que atua desde 2015 na produção de fertilizantes organominerais. Sua missão é oferecer fertilizantes de alta qualidade, além de gerar e difundir tecnologias, de modo a tornar a atividade agrícola ecologicamente correta e economicamente viável. Saiba mais: https://lottusbiosolucoes.agr.br/