Mara Pinheiro é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
07-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Mara Pinheiro é Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia, uma das maiores empresas do segmento. Formada em Comunicação Social, na modalidade Jornalismo, atua há mais de 25 anos nas áreas de comunicação, responsabilidade social, relações institucionais e sustentabilidade, em consultorias e empresas dos setores de tecnologia, automotivo e agronegócio; nos últimos oito anos no setor bioenergético.

Ela conta que em sua trajetória profissional nunca observou nenhum comportamento ou demonstração de preconceito por ser mulheres. “Me desenvolvi em ambientes inclusivos, com rede de apoio e espaço estimulante para o aprendizado e crescimento, sendo bem recebida e respeitada profissionalmente e pessoalmente. Mas essa é a minha história. E agradeço a todas as mulheres que abriram caminho em todos os setores para que eu pudesse usufruir desse acesso.”

No entanto, sabe que, infelizmente, a realidade da maioria não é assim. “Não desmereço meu esforço e realizações, mas não posso fingir ou ignorar, que fui privilegiada. E não reconhecer isso seria simplesmente ignorar que preconceito, discriminação, exclusão, seja pelo gênero, cor da pele, formação e origem, não existem no Brasil e, portanto, não há nada a ser combatido. Essa é uma questão que é legítima e precisa ser debatida e combatida, em todos os ambientes”, salienta.