Mara Silvia Francisco de Freitas é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
13-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

A primeira vez que Mara Silvia Francisco de Freitas fez parte do quadro de funcionários da Diana Bioenergia foi em 2009, na área rural. Trabalhou por cerca de três anos, foi quando engravidou. Naquela época, era difícil encontrar creche para deixar o filho e ela não tinha condições financeiras para pagar uma pessoa confiável para cuidar do bebê. Então, optou por parar de trabalhar. “Não me arrependo, foi maravilhoso”, afirma. Enquanto isso, buscou se aperfeiçoar para voltar ao mercado de trabalho em uma outra posição. Ela é Tecnóloga em Administração e Tecnóloga em Química Industrial com ênfase em Açúcar e Álcool.

Em 2016 retornou à Diana Bioenergia como analista de laboratório. “Em 2018, em uma entressafra vi a oportunidade de mudar de setor, corri atras e consegui. Passei para Analista de PCMI onde atuo desde então. Tem os seus contratempos assim como em todo setor, mas amo o que faço”, diz.

Perguntada se sofreu ou sofre preconceito por atuar em um ambiente com maior presença feminina, Mara observa que o que ocorre é receio por parte de alguns parceiros de trabalhos, pelo fato de uma mulher trabalhar no setor de manutenção. “A minha linha de frente é a de equipamentos e ferramentas, e quando eu questiono o uso indevido ou inadequado de alguma ferramenta, eles ficam meio apreensivos e não gostam muito, porém sempre me respeitam e acabam acatando.”