Marcos Guimarães de Andrade Landell será homenageado com o título de Cidadão Ribeirão-pretano
27-05-2025

O Diretor Geral do IAC tem contribuído muito para a pesquisa e o desenvolvimento da canavicultura nacional
No próximo dia 13 de junho de 2025, às 19 horas, no Plenário Orlando Victaliano da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, será realizada uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Ribeirão-pretano ao engenheiro agrônomo Dr. Marcos Guimarães de Andrade Landell. A homenagem, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 15 de 2025, é uma iniciativa do vereador Danilo Scochi e conta com o apoio do presidente da Câmara, Isaac Antunes, e dos demais vereadores.
Dr. Marcos Landell é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Jaboticabal, onde também obteve os títulos de Mestre (1983) e Doutor (1989) em Agronomia, com ênfase em Fitotecnia e Produção Vegetal.
Desde 1982, atua como pesquisador científico em melhoramento genético e fitotecnia de cana-de-açúcar no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Durante sua trajetória, liderou o programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar do IAC, estabelecendo a Rede ProCana, uma rede experimental com 167 empresas parceiras do setor sucroenergético em 11 estados brasileiros, sendo 86 localizadas no estado de São Paulo.
Dr. Landell foi diretor do Centro de Cana do IAC entre 2005 e 2021 e atualmente é Diretor Geral do Instituto Agronômico de Campinas. Além disso, é membro do Comité Consultivo da EMBRAPA Agroenergia e do Conselho de Curadores da Fundação de Apoio à Investigação Agrícola (FUNDAG).
Ao longo de sua carreira, o pesquisador recebeu 23 prêmios, incluindo o prestigiado Prêmio Norman Borlaug na Categoria Sustentabilidade e o Prêmio LIDE AGRIBUSINESS, ambos em 2019, reconhecendo sua contribuição para a pesquisa, desenvolvimento e inovação no campo da cana-de-açúcar para bioenergia sustentável.
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto reconhece, com essa honraria, a importância e o impacto do trabalho do Dr. Marcos Landell para o desenvolvimento agrícola e científico da região e do país.
A população está convidada a participar da cerimônia que celebrará essa merecida homenagem.
No dia 13 de junho de 2025, às 19 horas, no Plenário Orlando Victaliano da Câmara Municipal de Ribeirão Preto - SP, será realizada uma sessão solene para a entrega do título de Cidadão Ribeirão-pretano a Marcos Guimarães de Andrade Landell. A homenagem, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 15 de 2025, é uma iniciativa do vereador Danilo Scochi e conta com o apoio do presidente da Câmara, Isaac Antunes, e dos demais vereadores.
Landell é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Jaboticabal, onde também obteve os títulos de Mestre (1983) e Doutor (1989) em Agronomia, com ênfase em Fitotecnia e Produção Vegetal.
Desde 1982, atua como pesquisador científico em melhoramento genético e fitotecnia de cana-de-açúcar no Instituto Agronômico (IAC). Durante sua trajetória, liderou o programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar do IAC, estabelecendo a Rede ProCana, com empresas parceiras em 11 estados brasileiros.
Landell foi diretor do Centro de Cana do IAC entre 2005 e 2021 e atualmente é Diretor Geral do Instituto Agronômico de Campinas. Além disso, é membro do Comité Consultivo da EMBRAPA Agroenergia e do Conselho de Curadores da Fundação de Apoio à Investigação Agrícola (FUNDAG).
Ao longo de sua carreira, o pesquisador recebeu diversos prêmios, incluindo o prestigiado Prêmio Norman Borlaug na Categoria Sustentabilidade e o Prêmio LIDE AGRIBUSINESS, o Prêmio VisãoAgro, o Prêmio MasterCana, entre outros.
Landell também foi destaque da campanha “Agro é Pop”, veiculada pela Rede Globo de Televisão. A peça publicitária enfatizou o trabalho de pesquisa realizado por ele para levar inovação à produção de cana em todo Brasil. Após a frase “Agro é Pop, Agro é Tech”, a peça prossegue com o bordão “Agro é Marcos”, referindo à dedicação do engenheiro do IAC para a pesquisa visando o desenvolvimento do setor.