Maria Inês Carvalho é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
20-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Natural de Guaíra, SP e formada em Assistência Social, com pós-graduação e especialização em Psicanálise e Inteligência Multifocal na Reconstrução da Educação, e pós-graduação em Administração de Recursos Humanos, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho trabalha no setor sucroenergético desde os primeiros anos da década de 1980 e tem a sua vivência profissional dedicada ao Grupo Colorado.

“A Usina Colorado foi a primeira empresa do setor sucroenergético em que atuei, e a única. Depois de quase três décadas como encarregada de Serviço Social e Benefícios do Grupo Colorado, estou há 10 anos como supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social no Grupo Colorado”, conta.

Maria Inês está entre as profissionais da área de serviço social que promoveram essa transição do setor do social para a sustentabilidade. Reconhecida pela competência e capacidade de responder às adversidades, Maria Inês não enfrentou questões como preconceito, limitações e outras por atuar num setor onde os homens ainda são maioria. “No mundo do trabalho o que conta de verdade é a competência técnica e a capacidade de gestão de mulheres e homens. Nunca me rendi a questões panfletárias sobre a condição feminina. Nunca me vitimizei por ser mulher. O peso do preconceito nunca foi capaz de barrar atitudes verdadeiramente profissionais. Mulheres devem se impor por seus argumentos, pela sua capacidade de conquistar espaços e influenciar as equipes pela qualidade de seu trabalho”, defende.