Maria Luiza Barbosa será uma das personagens do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”
20-01-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC

Em 2001, Maria Luiza Barbosa, a Iza, ao assumir a função de Gerente de Responsabilidade Social da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), contribuiu para que o setor bioenergético fizesse a ponte entre o social e a sustentabilidade.

Bacharel em Pedagogia e Deficientes de Áudio Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especializações em Educação Especial pela Universidade Mâcon (França), em Terceiro Setor pela FGV e Educação Comunitária pelo Sesi, Iza é uma das fundadoras do Instituto Gaia Revida, que trabalha com desenvolvimento de pessoas desde 1987. Também implantou a área de responsabilidade social do Banco HSBC no Brasil.

Ao chegar ao setor, Iza encontrou um cenário no qual as unidades desenvolviam muitas ações filantrópicas. Algumas delas já realizavam projetos sociais bem-organizados e que eram referência nas comunidades onde estavam inseridas. Mas não havia critérios definidos, o social não fazia parte da gestão das empresas e nem era estruturado para a melhoria da imagem, ou gerar conhecimento, qualidade de vida e de renda aos colaboradores, comunidade e à empresa.

O foco de Iza passou a ser o de disseminar conceitos conectando negócio, ética, transparência e responsabilidade. Colocou o pé na estrada e foi conhecer a realidade do setor, conversar com quem faz o dia a dia das unidades produtoras, com empresários e políticos, costurar acordos e ensinar boa parte do que hoje o setor conhece por sustentabilidade.

Este é apenas um aperitivo sobre a trajetória de Iza Barbosa no setor bioenergético e que poderá será conferida no livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, com lançamento marcado para 30 de março de 2023 no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.