Mariana Abdala Granelli é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
26-01-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC

Tudo que remete à cana chama a atenção de Mariana. Para se ter uma ideia, ela tem um colar com um pingente em formato de cana, o chaveiro da chave de seu carro é em formato de cana, o boné que ela mais gosta tem uma cana desenhada, assim como a sacola retornável tem o desenho de uma cana. Também adora caminhar no canavial ao pôr do sol, e faz parte de um grupo do WhatsApp em que os participantes enviam fotos de cana.

Quando criança, ela brincava numa área da indústria que pertence à família, sua casa é separada do canavial por uma cerca. A cana-de-açúcar faz parte da sua vida e é sua paixão.

Formada em Direito, Mariana ocupa a função de coordenadora jurídica da Usina Granelli, uma indústria sucroenergética que produz Xarope de Cana, Aguardente, Etanol e Energia, localizada em Paraisolândia um distrito de Charqueada, no interior paulista. Mas engana-se quem pensa que ela fica numa sala fechada analisando documentos e contratos. Ela visita todos os canaviais da usina ao lado dos técnicos e gerentes agrícolas, trata de assuntos como Inovação, Marketing e lançamento de produtos, cuida do Projeto Usina do Bem e de outros, e, claro, atua na interface jurídica dentro e fora da usina.

Mariana faz parte da nova geração de mulheres que transformam o campo e é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.