Marie Egashira é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
06-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

O preconceito de gênero enfrentado no início de sua vida profissional serviu de “combustível” para que Marie Egashira provasse sua competência e, com isso, conseguisse agregar mais valor para a companhia em que trabalhava na época. “Eu poderia ter desenvolvido comportamentos masculinos para me posicionar, mas não segui esse caminho. Aprendi a trabalhar com adversidades, ser firme e saber me posicionar de forma correta, desmitificando o receio de conflitos, entendendo que eles podem ser positivos”, salienta a profissional.

Formada em contabilidade e com MBAs nas áreas de gestão empresarial e de tecnologia no agronegócio, Marie chegou a estagiar na Caixa Econômica Federal, um período que, segundo ela, foi de grande aprendizado. “Tive oportunidade de me relacionar com pessoas em momentos difíceis, o que me fez refletir e aprender muito com elas.”

Em 1998, entrou como trainee em contabilidade em uma usina da Cosan, atual Raízen. Rapidamente, galgou os degraus da companhia, se tornando líder em pouco tempo. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente Serviços às Operações, sendo responsável por 14 dos 35 parques de bioenergia do Grupo. Suas tarefas incluem a gestão de toda área administrativa dessas unidades, bem como o apoio imediato às áreas produtoras e relações institucionais.

Atualmente, nove pessoas atuam diretamente sob sua liderança, sendo quatro mulheres. Indiretamente, Marie responde por aproximadamente 550 colaboradores, dos quais 55% são do sexo feminino. “Um dos focos do meu trabalho é promover a diversidade, além de desenvolver lideranças com os valores conectados com o propósito da Raízen.”

Marie construiu sua carreira profissional buscando inspirar e abrir caminhos para outras mulheres no agronegócio, passando a mensagem de que todas podem trilhar o mesmo caminho...