Compartilhe:

Massari mostrou os benefícios dos tratamentos convencionais e orgânicos da empresa no CanaShow IAC

A Massari Fertilizantes, empresa especialista em fertilizantes minerais, participou do Cana Show – IAC e mostrou os benefícios dos tratamentos convencionais e orgânicos da empresa.

De acordo com Cláudio Monteiro, químico responsável pela área de Desenvolvimento e Pesquisa da empresa, em abril, foram realizados o plantio de dois plots, um com um tratamento convencional e outro orgânico. “Ambos, contém calcário, gesso, fósforo, potássio, boro e zinco. A única coisa que diferencia um do outro é a forma de aplicação do gesso. Em um splot, o gesso está em resíduo, que vem da indústria, e do outro, diretamente da gipsita, que é o gesso natural, somente moído”, explicou.

Assim, nos dias do evento, os produtores e profissionais puderam observar como foi o desenvolvimento das duas plantações. “São anos de pesquisa até chegar ao resultado desse nosso tratamento, que utiliza fertilizante micronizado para uma absorção mais rápida e ágil do produto”, disse.

Durante apresentações, o químico contou a história por trás do desenvolvimento dos produtos da empresa, como o DOLOGESSO/20, produto pioneiro da empresa que combina calcário micronizado com gesso agrícola para correção e nutrição do solo na cana e do DGMS#325.

Segundo ele, a partir da insatisfação com a baixa mobilidade dos calcários convencionais — que descem menos de 1 cm por ano no perfil do solo, Monteiro iniciou estudos que resultaram na formulação do DGMS#325, calcário extremamente fino que atinge camadas mais profundas, elevando o pH, neutralizando o alumínio tóxico e liberando fósforo aprisionado. A umidade do gesso foi incorporada para evitar a dispersão de pó na aplicação, mesmo em dias de vento.

A fórmula também evoluiu com a inclusão de elementos como enxofre alimentar, ácido bórico e ulexita (como fontes de boro de liberação rápida e lenta), zinco e o fosfato reativo de Bayóvar, proveniente do Peru, considerado uma das melhores fontes naturais de fósforo do mundo. “Nosso objetivo é oferecer uma solução que vá além da correção do solo — é construir perfil, disponibilizar nutrientes e impulsionar a produtividade da cana”, afirmou o especialista.