Mato Grosso do Sul contabiliza perdas na safra 2016/17 pela incidência do Colletotrichum
27-10-2016

O fungo que causa a doença Colletotrichum falcatum está causando estragos nos canaviais do Centro-Sul. O consultor Álvaro Sanguino já viu canaviais com 45% de infestação. Por isso pode ser considerado um problema que tem tomado proporções alarmantes nas últimas safras.

"Esse fungo é um velho conhecido do setor por causar a podridão vermelha. Entretanto, ele era somente associado às infestações com broca, formando o complexo Broca-podridão." No entanto, uma nova espécie tem se espalhado pelos canaviais, devido ao advento da colheita mecanizada de cana crua, e que não tem ligação alguma com a Broca.

O Triângulo Mineiro foi a primeira região a verificar a gravidade da doença, mas o problema já atinge gravemente outras áreas. No Mato Grosso do Sul, segundo o consultor em gestão agrícola Trevelin Junior, esta doença está relacionada com a redução da produção de cana-de-açúcar em algumas lavouras. “Um problema ainda com pouca atenção”, lamenta.

Outro fator que tem trazido grandes perdas aos produtores na safra 2016/17 no MS é o ataque da cigarrinha-das-raízes.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.