Medidas para aumentar a eficiência do etanol
08-05-2015

Segundo o diretor geral do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) e secretário executivo do Programa Etanol Eficiente (PrEE), Jayme Buarque de Hollanda, os motores flex são projetados para consumir gasolina e não tiram proveito de propriedades do etanol que permitiriam compensar sua menor quantidade de energia por litro. “No ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool, lançado na década de 1970), quando os motores eram projetados para usar etanol, os carros eram 15% mais eficientes do que aqueles à gasolina equivalentes”.

Buarque de Hollanda afirma que, caso o etanol seja usado em um motor projetado para aproveitar as diversas propriedades em que ele é superior à gasolina, o combustível pode sim ter uma eficiência maior do que sua principal concorrente. “Diversas tecnologias dos carros novos, como a injeção direta, são muito favoráveis ao uso mais eficiente do etanol”. Aumento na taxa de compressão, comando de válvula variável, turbo compressor de geometria variável, pré-aquecimento do etanol na partida a frio e sistema híbrido de propulsão são algumas das tecnologias que também poderiam tornar o etanol mais atrativo.

Para Buarque de Hollanda, algumas medidas já estão sendo realizadas visando aumentar a competitividade do etanol em relação à gasolina. A FIAT, por exemplo, teria pego um empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para desenvolver um motor a etanol otimizado.

“Nos EUA, há notícias de alguns projetos nessa área, com destaque para a Ricardo Motors, que desenvolveu um motor a etanol bem mais leve e com uma eficiência muito elevada. No Brasil, as pesquisas sobre motores a etanol, que eram lideradas pelo Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA), no tempo do ProÁlcool, foram descontinuadas. Agora, porém, começam a renascer pelas mãos de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)”, afirma Jayme Buarque de Hollanda.
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