Megacana: Mário Campos fala sobre o FNS e a contribuição do setor na geração de energia elétrica
30-08-2021

Durante sua participação na Megacana TV desta quinta (19), o presidente da SIAMIG, Mário Campos, falou sobre as perspectivas para o Fórum Nacional Sucroenergético (FNS), do qual foi recém-eleito presidente. Além da contribuição que o setor pode dar na geração de energia elétrica do bagaço de cana, neste momento difícil de escassez hídrica.

Segundo Mário Campos, somente 60% das usinas exportam (comercializam) energia elétrica e há nesse sentido um grande potencial de geração no setor, que pode contribuir com o país. Ele disse que a energia do bagaço de cana (a bioeletricidade) é sazonal, mas não igual a eólica e solar, que tem que fazer paralisações. “A energia do bagaço de cana é firme durante vários meses, principalmente, no período mais seco do ano, sem paralisações”, destacou.

Mário Campos disse que o Ministério das Minas e Energia reconheceu isso e abriu a oportunidade das empresas – além dos contratos firmados – colocarem uma energia adicional nestes próximos meses para o Operador Nacional do Sistema (NOS). Ele espera que o setor possa responder de acordo com as potencialidades de cada empresa. “Estamos enfrentando uma crise hídrica e as hidrelétricas estão com níveis muito baixos. Dessa forma, o setor está presente e alerta às necessidades do país, produzindo e exportando uma oferta adicional de energia elétrica para a sociedade”, afirmou.

Fórum

Quando ao Fórum, Mario Campos disse que é uma entidade nacional, composta por 15 representações regionais, localizadas nos 15 estados brasileiros, produtores de cana-de-açúcar. “É a junção da força do setor nacional, com sede em Brasília, representando institucionalmente o setor sucroenergético frente à política brasileira”, destaca. A entidade está fazendo 18 anos e tem como vice-presidente o representante do Sindicato de Pernambuco, Renato Cunha. Ele reforça que assumiu com muita energia e que vai fazer um trabalho importante em Brasília, junto com as entidades que representam o segmento.

Para Mário o grande desafio é deixar o setor coeso em seus objetivos. O primeiro é a mobilidade sustentável do futuro, com a inserção cada vez maior do etanol, envolvendo a indústria automobilística, política pública e a sociedade brasileira. O segundo objetivo é quanto a reforma tributária, pois o setor precisa ter presença nestas discussões, pois conseguiu um espaço importante na economia brasileira, nos últimos anos. E o terceiro e último desafio é inserir cada vez mais o setor na agenda ESG e para isso é preciso comunicar e dialogar com a sociedade, seja ela na parte política, seja com os consumidores fazendo um grande trabalho na área de governança, ambiental e social.

A Megacana Tech Show é idealizada pela Canacampo e Siamig, com realização da Agência Solis. A Megacana 2021 é totalmente virtual com programas todas às quintas-feiras, 19h, pelo link no site www.megacana.com.br, ou youtube da feira. Serão 18 programas até o dia 09 de dezembro. A Megacana é patrocinada por algumas das mais importantes empresas do segmento no Brasil e no mundo. Sendo Coruripe, Ubyfol e Koppert e SmartBreeder (Master) e Basf, Copercana, FMC, Bayer, H2Copla e Coplacana (Ouro).

Fonte: Assessoria de Comunicação Megacana

Megacana Tech Show 2021 - Programa #2