Megacana reúne inovações e discute cenário do setor sucroenergético
07-08-2024

Em 2023, Megacana recebeu cerca de 3 mil visitantes e teve mais de 15 horas de conteúdos voltados para o setor sucroenergético | Credito: Divulgação Megacana
Em 2023, Megacana recebeu cerca de 3 mil visitantes e teve mais de 15 horas de conteúdos voltados para o setor sucroenergético | Credito: Divulgação Megacana

Evento é um dos principais do setor no Brasil e é realizado em Campo Florido, no Triângulo Mineiro, que tem um dos maiores níveis de produtividade de cana-de-açúcar

Por Michelle Valverde

A 16ª edição da Megacana Tech Show Brasil, que acontece de 7 a 8 de agosto, em Campo Florido, no Triângulo, vai discutir as inovações do setor sucroenergético no País e contará com uma programação variada. O evento, que é um dos principais do setor no Brasil, é fundamental para atualização sobre o cenário, networking e também para conhecer as tecnologias e inovação desenvolvidas no mercado. Além de palestras, debates técnicos e homenagens haverá também estandes com os principais fornecedores do setor.

A feira é realizada pela Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo) e pela da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig Bioenergia).

De acordo com o presidente da Canacampo, Juninho de Melo, a programação da Megacana deste ano atenderá várias demandas do setor sucroenergético. Entre os principais destaques estão as palestras e os painéis técnicos.

Nas palestras, os assuntos englobam o cenário econômico global para o agro e sucessão familiar, dentre outros. Já nos painéis, as discussões serão sobre tendências para o mercado de trabalho e gestão de pessoas, agricultura regenerativa, agroenergia – sucesso e desafios do Brasil e do setor sucroenergético, dentre outras discussões.

 “Fizemos algo diversificado, mas que foca no que é interessante para o setor sucroenergético e, de modo geral, para o agronegócio. Temos palestras sobre economia, questões que envolvem manejo, energia, Cbios, além de temas motivacionais. É uma programação completa e que atende nosso público”,explicou Melo.

Megacana promove o setor bioenergético

Abordando assuntos essenciais para o setor sucroenergético e reunindo os principais fornecedores, a Megacana, segundo o presidente da Siamig Bioenergia, Mário Campos, cumpre o papel de promover o setor bioenergético.

“O evento vem crescendo a cada edição e sempre com o intuito de promover o setor bioenergético. A feira não só proporciona um ambiente rico para a troca de conhecimento e inovação, mas é uma oportunidade para a discussão dos desafios e oportunidades que vivemos, promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável e eficiente do nosso setor”, disse Campos.

O evento é robusto e apresenta resultados, cada vez mais, consolidados. Na última edição, realizada em 2023, a feira recebeu cerca de 3 mil visitantes. Foram mais de 15 horas de conteúdos voltados para o setor sucroenergético. Mais de 60 marcas de fornecedores de insumos, máquinas e equipamentos participaram da exposição. 

“A Megacana é uma feira muito interessante. Tem um networking muito grande, porque a gente reúne empresários do setor, ligados à indústria, reúne produtores rurais, que plantam cana. Campo Florido é uma região muito produtiva, é uma das regiões com os maiores níveis de produtividade agrícola na cana de açúcar, nos cereais e nos grãos do Brasil. Ao longo do evento, falaremos de sucessão familiar, de agricultura regenerativa, de motivação, do mercado de açúcar, de etanol, contexto internacional, contexto nacional. Portanto, é uma feira que sempre recebe um público muito qualificado e é um momento de grande networking”, disse Campos.

Fonte: Diário do Comércio