Megacana Tech Show mesmo no formato online se mantém com um dos principais eventos do setor sucroenergético
06-08-2020

Foto: Na abertura: Presidentes da Canacampo, Daine Frangiosi, e da SIAMIG, Mário Campos Filho. Crédito foto: Francis Prado
Foto: Na abertura: Presidentes da Canacampo, Daine Frangiosi, e da SIAMIG, Mário Campos Filho. Crédito foto: Francis Prado

Ministra da Agricultura participou do primeiro dia do evento online, que teve mais de 10 mil visualizações

O Megacana Tech Show segue nesta quinta-feira (06), com a primeira edição online da maior feira do setor sucroenergético de Minas Gerais. Ao todo, serão cerca de 20 horas de programação ao vivo e interativa, que inclui palestras, painéis, balcões de negócios e dias de campo virtuais. A transmissão é feita pelo site do evento (www.megacana.com.br) e começa sempre às 18h. O primeiro dia contou com a participação da ministra da Agricultura e de CEO’s das principais usinas do país. A programação teve 10.300 visualizações. O Megacana é uma promoção da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido – Canacampo e da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG. 

PRIMEIRO DIA - A abertura oficial do Megacana Tech Show Online foi feita pelos presidentes da Canacampo, Daine Frangiosi, e da SIAMIG, Mário Campos, na noite desta terça-feira (04). “Vamos manter esta marca forte que é a Megacana. A Canacampo foi pioneira e há cerca de três anos nos chamou para fazer esta parceria. Estamos inaugurando um novo momento do setor, que tem uma grande contribuição para dar”, afirmou Mário Campos.

Frangiosi lembrou do desafio de decidir pela edição online, logo que assumiu a presidência da Canacampo, em abril deste ano. “O Megacana é um evento difusor de ideias, gerador de opiniões e seu grande diferencial está na programação. Queremos surpreender e fomentar emoções”, destacou.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do primeiro painel, com mediação do presidente da SIAMIG, Mário Campos, e presença dos deputados federais Arnaldo Jardim, Franco Cartafina, Zé Silva e Zé Vitor, e ainda do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes. A ministra destacou a importância do setor com relação aos bons exemplos, com a eliminação da queima da cana, e como revoluciona as cidades onde se instalam. Lembrou que o setor mudou a cara do seu estado Mato Grosso do Sul (MS), o que ocorreu também em Goiás, Minas Gerais e, inicialmente, em São Paulo.

Já no debate com os CEO’s produtores Mário Lorencato (Usina Coruripe), Geovane Consul (BP Bunge Bioenergia), Carlos Eduardo Turchetto Santos (CMAA) e Gilberto Tavares de Melo (grupo Olho D´Água), mediado pela jornalista do Portal CanaOnline, Luciana Paiva, foram discutidos assuntos como a cota de importação de etanol, tributação dos CBios, dentro do RenovaBio, e a reforma tributária. Um painel técnico com o gerente da FMC, Leonardo Brusantin, o diretor comercial da Ubyfol, Marcelo Gregorin, o consultor da UPL, Luciano Almeida, e o diretor comercial da Koppert Brasil, Gustavo Hermann, mediado pelo coordenador agrícola da Canacampo, Rodrigo Piau, debateu as inovações do setor sucroenergético.

A primeira noite do evento contou ainda com a palestra do jornalista Alexandre Garcia. Com o tema “O cenário político e o Agro”, Alexandre Garcia destacou que o agronegócio já sustentou uma recessão e atualmente garantiu o equilíbrio das contas internacionais, com as exportações. “O agro sempre foi meio tímido para mostrar a sua verdadeira força, e vai surpreender”, disse o jornalista, enfatizando que hoje o setor é atualizado, conectado.

SEGUNDO DIA - O governador de Minas Gerais, Romeu Zema , abriu as atividade dessa quarta-feira (05),  ele lembrou que por dois anos consecutivos esteve em Campo Florido – MG durante a realização da feira, sendo em 2018 ainda como candidato. E ressaltou que Minas Gerais depende muito do agronegócio. “Não conseguimos atender 100% dos pleitos, mas o que está ao nosso alcance nós temos feito”, afirmou.

O governador enfatizou ainda que o setor que mais cresceu no estado este ano foi o agropecuário, segundo dados da Fundação João Pinheiro. “O agro tem peso grande nas exportações e deixa o mercado interno bem suprido”, comentou. Zema destacou que o setor é o negócio que deu certo no Brasil. “A indústria tem sofrido muito nos últimos anos, mas o agronegócio decolou e em Minas Gerais é cada vez mais representativo”, pontuou, lembrando que o estado é o terceiro maior produtor de etanol. 

Zema ainda falou das dificuldades na gestão ao ressaltar que todos os anos o estado gasta mais do que arrecada, lembrando que a melhoria é a médio e longo prazo com as reformas necessárias. “Gostaria que no ano que vem todos se encontrem em Campo Florido”, disse o governador para finalizar a sua participação.

Também fizeram parte da programação da quarta-feira um painel com a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Soares Valentini, e deputados estaduais que abordaram “O Agro em Minas”.

A transmissão seguiu com um “Papo reto com os produtores da Canacampo e o futuro do setor”, com temas como exportação, longevidade do canavial, manejo integrado, entre outros. A mediação será do jornalista Marino Guerra.

A palestra “Pense simples, a inovação para a reinvenção do agronegócio”, com o empreendedor Gustavo Caetano, também aconteceu na programação desta quarta-feira, além de painel técnico com as empresas, dias de campo virtuais e balcões de negócios. O encerramento ficou com a dupla Cássio Facury e Leon, com live beneficente para o Centro Dia de Aconchego ao Idoso, de Pirajuba – MG.

TERCEIRO E ÚLTIMO DIA – a programação desta quinta-feira terá o painel RenovaBio, com a presença de Miguel Ivan Lacerda de Oliveira - Diretor do Departamento de Biocombustíveis, do Ministério das Minas e Energia
 O Mediador será: Mário Campos Filho, presidente da Siamig. E os debatedores serão:

  • André Rocha - Presidente do Fórum Nacional Sucroenergético
  • Renato Cunha – Presidente Executivo da Associação de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NOVABIO) e Vice-Presidente do Fórum Nacional Sucroenergético
  • Evandro Gussi – Diretor Presidente da Unica

Também fazem parte da programação:

- Palestra motivacional com Cris Arcangeli – Gestão de crise e case de sucesso;

- Debate sobre as altas produtividades na Cana de Açúcar
Moderador: Paulo Rodrigues – Fazenda Santa Isabel;

  • Debatedores:
    • Marcus Paulo Pereira Lima – Gerente Agrícola da Usina Uberaba/Minas Gerais;
    • José Cristovão Momesso – Gerente Agrícola Usina Ferrari – Pirassununga/São Paulo;
    • Luiz Fernando Ap. De Almeida - Cargo: Supervisor de Planejamento, Desenvolvimento e Controles Agrícolas - Usina Cerradinho - Chapadão do Céu /GO;
    • Michel Fernandes – Engenheiro Agrônomo / Canatech – Frutal/MG

HOMENAGENS DESTAQUE 2020 (ESTUDIO)

  • Paulo Rodrigues – Fazenda Santa Isabel
  • Fazu – Faculdades Associadas
  • CRV Industrial - Usina Capinópolis
  • Miguel Ivan Lacerda Oliveira - Diretor do Departamento de Biocombustíveis do MInistério de Minas e Energia.
  • CMAA - Usina Canápolis
  • Antônio César Salibe - Presidente executivo da UDOP - União Nacional da Bioenergia.
  • Município de Uberaba – Maior produtor de Cana do Brasil – Paulo Piau, fala em nome dos homenageados

Além de balcão de compras, dia de campo virtual e o encerramento será LIVE - BENEFICENTE HOSPITAL DO CÂNCER - HÉLIO ANGOTTI (Uberaba) com o cantor Léo.

 Se inscreva grátis – www.megacana.com.br

Fonte: CanaOnline