Menos Sphenophorus, mais produtividade
07-12-2015

Controle eficiente do Sphenophorus levis, com aumento de 15 a 20 t/ha de produtividade

 

Há três gerações, a família Sarpa fornece matéria-prima para a Usina Ester, de Cosmopólis, SP. Elisângela Mendes Sarpa e o marido, Silvio Renato Sarpa produzem cana-de-açúcar na cidade de Artur Nogueira, pertinho da Usina Ester, cultivam cerca de 4 mil hectares, tanto em áreas próprias como arrendadas.
O trabalho do dia a dia dos Sarpa é voltado ao aumento da produtividade e da longevidade do canavial. O problema é que uma praga silenciosa, mas muito agressiva vinha crescendo em importância nos canaviais da família, o Sphenophorus levis (Sl), popularmente conhecido como bicudo-da-cana.
Com infestação em alta, não titubearam em utilizar “armamento pesado” contra a praga. Buscaram no mercado a opção que tivesse o melhor custo-benefício no combate ao Sphenophorus. “Avaliamos vários produtos, a escolha foi pelo Regent® Duo da BASF, e não nos arrependemos. “No ano passado fizemos 90% da soqueira com Regent® Duo. O índice de controle do Sl foi próximo de 95%. Produtores vizinhos que aplicaram outros produtos estão reaplicando”, contam.

O diferencial do Regent®Duo no combate ao Sphenophorus ficou comprovado em 2014, por conta da severa estiagem registrada no estado de São Paulo. “Com a seca, aumentou muito a infestação da praga, mas o Regent® Duo foi muito eficiente e tem sido ferramenta fundamental.”
Antes de utilizar o Regent® Duo, a família Sarpa já aplicavano sulco de plantio da cana, o Regent® 800 WD - outro inseticida consagrado da BASF e que apresenta excelente resultado. Mas o controle do Slnão deve ser apenas no plantio, e sim, constante, por isso, entraram com o Regent® Duo na cana-soca. Além de controlar o Sphenophorus, o inseticida se mostrou eficiente no combate de outras pragas, como formigas cortadeiras, cigarrinha-da-raiz e broca-da-cana.

MAIS PRODUTIVIDADE E LONGEVIDADE

Para maior satisfação dos Sarpa, os produtosapresentam outro grande benefício: o de aumentar a produtividade e a longevidade do canavial.“Percebemos que depois de aplicar o Regent® 800 WG e o Regent® Duo, a planta ganhou maior vigor e perfilhamento,refletindo em aumento de 15 a 20 toneladas de cana por hectare.Para esta safra, estimamos 93 t/ha. Há seis anos a média era de 86 t/ha.”A meta é obter produtividade acima de 100 toneladas por hectare. Para isso, o casal já sabe que as soluções BASF sãofundamentais para alcançar a sonhada cana de três dígitos.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.