Mercado de energia elétrica promove o boom da palha
08-07-2015

Muitas empresas avaliam recolher palha para a produção de energia elétrica, é que o produto passou a ser o mais remunerador do setor. E os números da palha empolgam: para a produção de energia, cada tonelada de palha de cana equivale a 1,7 tonelada de bagaço. Além disso, a palha tem menor umidade, cerca de 13% e gera 3.200 kgcal/kg, enquanto que o bagaço com umidade de 50% gera 1.800 kgcal/kg.

A boa remuneração da energia somada ao excelente desempenho da palha, foi o empurrão que o setor precisava para incrementar o uso dessa biomassa. Segundo Samir Azevedo Fagundes, gerente de equipamentos de cana-de-açúcar AGCO, um dos estudiosos no assunto, o recolhimento de palha está presente em cerca de 3% dos canaviais. Este número representa aproximadamente 2 milhões de toneladas de palha recolhidas anualmente.

“Apesar da expressiva quantidade de biomassa já recolhida ainda há uma enorme quantidade de palha disponível.A recente demanda por energias alternativas à da produzida pelas hidrelétricas, aliada ao contínuo desenvolvimento do Etanol 2G (independente da rota a ser utilizada), irão colaborar no aumento da quantidade de palha recolhida”, diz Samir.

Para Henrique Mattosinho D’avila, Especialista em Negócios do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), o uso da palha tem mostrado um grande potencial para o aproveitamento de oportunidades de mercado no setor. “Com o aquecimento dos preços da energia elétrica iniciado na safra 2014/15, com os novos patamares de preços dos leilões de biomassa e com as expectativas para o etanol celulósico no médio prazo, a palha de cana-de-açúcar deve se consolidar como matéria-prima tanto para geração de energia elétrica adicional, quanto para produção de etanol celulósico”, observa. De acordo com Henrique, o crescimento do uso da palha no setor dependerá de fatores de mercado (elétrico e biocombustível), do nível de investimento e da capacidade de cogeração e de produção de etanol celulósico nas usinas.

Veja matéria completa na editoria Capa da nova edição na revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br