Mercados de açúcar: o médio prazo. Oportunidades e desafios
29-03-2021
O açúcar continua como boa opção de negócio na agroindústria canavieira do Brasil. Esta condição varia ao longo do tempo, mas parece que sempre voltamos a ela por um motivo ou outro.
Por Julio Maria M. Borges
Vamos neste artigo comentar sobre cenários que podem ser considerados no médio prazo.
ESG
Meio ambiente, desigualdades sociais, governança empresarial. Isto é resumido na sigla ESG (inglês) em adoção pelas grandes empresas e bancos e mostra uma direção de longo prazo das sociedades mais desenvolvidas do mundo.
O setor canavieiro do Brasil vai ser beneficiado por esta nova prioridade global. Ele atende muito bem estas novas prioridades. No caso da governança as usinas e destilarias, no geral, ainda podem melhorar.
O mundo considera hoje duas opções para limpar a matriz energética global e induzir a sociedade a fazer mudanças de comportamento com novas tecnologias. A primeira opção é o imposto sobre carbono e a segunda opção é o comércio sobre licenças de emissão, que no nosso caso seria o Renovabio.
O fato é que alguns setores, mais poluidores, serão prejudicados e seus custos de produção serão aumentados. Por outro lado, aqueles setores mais amigos do meio ambiente, como é o caso do agronegócio de cana-de-açúcar, passarão a ter uma vantagem competitiva e o valor das empresas será maior. Investimentos de capital externo para o setor fazem parte da agenda possível.
Do ponto de vista social, o negócio canavieiro, de forma geral, ainda é grande e bom empregador, mesmo considerando a forte mecanização e automação da atividade que ocorreu nos últimos anos.
Competitividade
As prioridades internas do setor produtor de cana-de açúcar parecem ter mudado do crescimento a qualquer custo para a redução de custo e otimização de resultados. É uma mudança bem-vinda neste mundo de competição global e de proteções à indústrias locais que ocorrem em alguns países produtores de açúcar, como a Índia.
O momento mágico vivido pelo setor, com preços relativamente altos e boas safras, irá permitir investimentos de otimização na atividade com suporte em boa estratégia empresarial. Desta forma, o Brasil poderá manter a condição ideal de país mais competitivo do mundo na produção de açúcar.
Mercados
O consumo, seja ele doméstico ou global, continuará sua trajetória de crescimento. Mesmo que a taxas menores de crescimento.
O aumento da população mundial e o processo de urbanização que ocorre em países em desenvolvimento, principais responsáveis pelo crescimento do consumo, irão garantir a maior demanda do produto. A mudança de hábitos alimentares, desfavorável ao consumo de adoçantes naturais, deve reduzir o ritmo de crescimento do consumo e não revertê-lo.
*Julio Maria M. Borges é Sócio-Diretor da JOB Economia e Planejamento e Conselheiro de Administração.
Fonte: Canal Rural

