Mesmo com ano cheio de dificuldades, Desafio CanaMáxima CTC-BASF mostra que é possível aumentar a produtividade
21-11-2016

Os vencedores do Desafio CanaMáximaCTC-BASF+Produtividadeserão conhecidos em 30/11 no Seminário Produtividade e Redução de Custos

Em alguns momentos, chuva em excesso, em outros, escassez, ainda houve geadas, chuvas de granizo, vendaval e condições que estimularam o maior florescimento da cana, levando à isoporização. Esse foi o temperamento do clima na safra canavieira 2016/17, bastante irregular.

Além dos efeitos climáticos, a cana sofreu com as ações de pragas, doenças, envelhecimento, investimentos reduzidos, mecanização e gestões equivocadas, tudo isso contribuiu para derrubar a produtividade. Dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), em uma amostra de 155 empresas, indicam que a produtividade da área colhida em outubro no Centro-Sul atingiu 65,74 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, com queda de 15,06% em relação ao índice apurado no mesmo mês de 2015 e de 9,56% quando comparado a setembro de 2016.

No entanto, mesmo com este quadro, o Desafio CanaMáxima CTC-BASF+Produtividade mostra que é possível obter maior produtividade. “Existem tecnologias e práticas disponíveis para isso, e que, unidas à boa gestão, resultam em canaviais com maior potencial produtivo. É a adoção dessa filosofia que o Desafio CanaMáximaCTC-BASF+Produtividade quer incentivar no setor”, diz Cristiano Peracelli, gerente de Marketing Cultivos Cana da BASF.

O 3º Desafio CanaMáximaCTC-BASF+ Produtividade foi aberto para produtores de cana e unidades sucroenergéticas, tanto para a modalidade Cana-Soca, como Cana-planta. Os 12 vencedores e seus resultados serão conhecidos em 30 de novembro durante o Seminário Produtividade e Redução de Custos, que o Grupo IDEA realiza em Ribeirão Preto. A CanaOnline irá mostrar em tempo real por meio de sua página no Facebook. Não percam.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.