Mesmo com aumento de produção, China se manterá como maior importador mundial de açúcar
17-11-2016

A China é o principal cliente do Brasil

É enorme o peso da China no mercado mundial de açúcar, afinal, o país asiático é o maior importador de açúcar do mundo, e deverá passar de 10,3 milhões de toneladas, importadas em 2015, para 15,4 milhões de toneladas, em 2017. A China absorve a maior parte do açúcar exportado pelo Brasil.

A incerteza sobre qual o comportamento do governo chinês em relação ao real volume de seus estoques deixa o mercado em sinal de alerta. Algumas estimativas indicam que a China possui estoques da ordem de 6 milhões de toneladas, outras apontam que não passam de 3 milhões.

O adido agrícola dos Estados Unidos estimou a produção de açúcar da China em 2016/17 em 9,53 milhões de toneladas, alta de 1,3 milhão de toneladas ante a previsão anterior, e acima do volume produzido em 2015/16, que ficou abaixo de 9 milhões de toneladas.A produção, entretanto, ainda deve alcançar níveis baixos se comparada à média dos últimos anos e o país vai continuar a ser o maior importador do mundo de açúcar.

A maior produção seria sustentada pelos altos preços domésticos da commodity, que têm incentivado a expansão da área de plantio do alimento, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), em relatório. No entanto, o custo de produção de cana tende a subir, pois o país enfrenta problemas salariais e de mão de obra, devido há um contínuo processo de deslocamento populacional do campo para as cidades.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.