Mesmo com barragens e poços artesianos, Japungu quer reduzir consumo de água com a lâmina reduzida
14-10-2025

No município de Santa Rita, na Paraíba, a jornalista Luciana Paiva, durante o tour da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro, conferiu na Japungu Agroindustrial as alternativas adotadas para garantir o abastecimento de água para a irrigação.
A empresa conta com cinco barragens que oferecem um total de 35 milhões de metros cúbicos de água. Além de poços artesianos. Alexandre Guerra, gerente de Irrigação da Japungu, conta que essa fonte de recurso hídrico teve início há sete anos, quando um geólogo os procurou e os informou que na região tem um aquífero confinado, que fica aproximadamente entre 200 e 300 metros de profundidade.
“Realizamos a perfuração em um poço e a vazão foi bem satisfatória. Então, ao longo desses sete anos, já temos 35 poços operacionais e temos licença para mais 30 poços. Essa nova água que desconhecíamos, proporcionou esse avanço da implantação do sistema de gotejamento. Esse projeto aqui funciona com a água 100% do poço artesiano. Esse poço tem uma vazão de 120 metros cúbicos por hora e está a uma profundidade de 280 metros.
Mesmo contando com a água proveniente das barragens e dos poços, os profissionais da Japungu buscam alternativas que possibilitam utilizar menos água sem reduzir a produção de cana. Um desses estudos é o da lâmina reduzida. “Dividimos o projeto em lâminas de 60 milímetros mensais, 80 milímetros mensais, 100 milímetros mensais e 150 milímetros mensais. E na colheita não houve diferença significativa entre as lâminas.”, salienta Alexandre.
Segundo o profissional, isso nos mostra que lâminas mais baixas podem ser bem atrativas do ponto de vista da economia do projeto e economia de água. “Hoje, 30% de nossa área de gotejo já é implantada com a lâmina de 80 milímetros. Há sete anos, começamos a trabalhar com essa lâmina e já estamos no sexto corte com uma média de 112 toneladas de cana por hectare. Então, a lâmina de 80 milímetros já está consolidada para os próximos projetos. Nosso objetivo agora é saber qual resultado teremos com a lâmina de 60 milímetros. Se aprovada, ampliaremos ainda mais as áreas com gotejo.”
Confira mais informações no vídeo.