Mesmo sendo uma empresa familiar, a Usina Santa Adélia tem uma visão de gestão profissionalizada desde a década de 1970
13-05-2022

Norberto Bellodi, que por 45 anos atuou na empresa, ocupando diversos cargos até chegar a diretor-superintendente, tem grande participação no excelente desempenho da Santa Adélia

Ainda em 1977, Norberto Bellodi foi registrado na Usina Santa Adélia, de Jaboticabal, SP, o que marcou o início de sua trajetória de quatro décadas e meia. Atuou em diversas frentes antes de se tornar diretor-superintendente. Começou trabalhando na indústria. “Ajudava mais na área de automação. Naquela época a automação era toda pneumática. E funcionava. O meu conhecimento foi aumentando”, recorda.

Em 1983, passou a gerenciar a área industrial. No início da década de 1990 atuou no setor administrativo. Ele teve passagens pela área agrícola, onde assumiu interinamente o cargo de diretor em 2019, acumulando com a superintendência, enquanto a empresa contratava outro profissional para a área.

“A trajetória toda foi muito boa. Eu tive a oportunidade de aprender produção de açúcar e etanol, preparo do solo, produção de cana, até geração de energia elétrica. Sempre gostei de me envolver com profundidade nesses assuntos para poder aprender”, afirma.

Apesar de a Santa Adélia ser uma usina familiar, a empresa já tinha uma visão de gestão profissionalizada desde a década de 1970, quando, por exemplo, foi uma das poucas unidades a inscrever um profissional para o curso da Copersucar, realizado em parceria com uma universidade das Ilhas Mauricio. Norberto Bellodi substituiu gradativamente o papel que era exercido pelo seu pai, após atuar diretamente em diversas áreas da usina.

“Comecei a ocupar a superintendência de maneira mais plena por volta de 2010, quando meu pai passou a se dedicar mais à pecuária”, relata. Além de desempenhar papel importante para o crescimento e modernização da Santa Adélia, Norberto tem contribuído para o desenvolvimento do setor sucroenergético. Na década de 1980 era integrante do Conselho Consultivo do Centro de Tecnologia da Copersucar (CTC). Em 1991 foi convidado para ser diretor da Copersucar, ficando no cargo até 2000. Atualmente, ele continua atuando nessa comercializadora global de açúcar e etanol, fazendo parte do Conselho de Administração.

VEJA A MATÉRIA COMPLETA: http://www.canaonline.com.br/conteudo/trajetoria-diferenciada-de-norberto-bellodi-tem-papel-relevante-para-a-historia-da-usina-santa-adelia.html