Meta da Tereos é que em até 2030, 100% de sua frota de caminhões canavieiros esteja rodando com biometano
30-09-2022

Planta piloto de biogás instalada na usina Cruz Alta, de Olímpia/SP
Planta piloto de biogás instalada na usina Cruz Alta, de Olímpia/SP

Com primeira planta de biogás em processo de validação tecnológica, Tereos espera que 100% da frota de caminhões canavieiros esteja rodando com biometano até 2030

Com 1 MW de capacidade instalada, a primeira planta de biogás da Tereos está estrategicamente localizada na usina Cruz Alta, de Olímpia/SP, unidade com maior produção de vinhaça do Grupo.

Além da geração de energia elétrica, o biogás produzido na planta também será direcionado futuramente para a produção de biometano, uma alternativa limpa aos combustíveis fósseis para abastecimento da frota.

Atualmente, a planta (piloto) está em processo de validação tecnológica. O investimento girou na ordem de R$ 15 milhões. A expansão da operação irá depender dos resultados obtidos. No entanto, a intenção da Tereos é que 100% de sua frota de 185 caminhões canavieiros esteja rodando com biometano até 2030. Para isso, serão necessárias seis plantas de biometano iguais a atual. Mas na Cruz Alta há espaço para a implantação de 14 dessas plantas de biometano, o que abre a oportunidade para comercialização do excedente.

Na visão do superintendente de sustentabilidade e excelência operacional da companhia, Renato Zanetti, o setor, que há alguns anos focava apenas no açúcar e etanol, será no futuro prioritariamente um produtor de energia.

Fonte: CanaOnline