Micro-organismos aumentam a eficiência da adubação, elevando a produtividade do canavial
14-01-2016

O consultor José Coleti tem um novo enfoque em relação às práticas convencionais de fertilização do solo para a cultura da cana-de-açúcar. Ele enxerga os micro-organismos como aliado do manejo e da busca de uma maior produtividade. “O incremento de produtividade é automático e isso é sustentável para o negócio.”
Segundo ele, hoje há no mercado mundial a aplicação na lavoura de micro-organismos em culturas como soja, milho, feijão. No entanto, já há estudos que indicam que o uso dos micro-organismos também em cana-de-açúcar pode aumentar a eficiência da adubação do solo.

“Em cana, vislumbra-se a possibilidade de se trabalhar bastante com este tipo de produto, que começa a ser oferecido no Brasil. É aplicável na fertilização complementar das culturas de cana, tanto soca como planta.”

Ele salienta que aplicar os micro-organismos é positivo para os produtores de cana porque reduz a quantidade maciça de nutrientes minerais utilizados, tanto de origem artificial como de sedimentos ou de rochas. “Isso representa uma mudança de paradigma, inclusive em termos de sustentabilidade.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.