Minas Gerais investe na cana ecológica
04-01-2016

Estado mineiro também assinou protocolo de Intenções Agrosocioambiental

Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana do Brasil, só perde para São Paulo e Goiás, na safra 2014/15 moeu 59.556mil toneladas.E os mineiros têm comometa desenvolver a cana ecológica, em 2008, a Associação das Indústrias Sucroenergética de Minas Gerais (Siamig) assinou com o governo de Minas o “Protocolo de Intenções Agrosocioambiental do Setor Sucroalcooleiro”. A eliminação da queima da palha da cana em Minas Geraisfoi um compromisso assumido pelos produtores, de forma voluntária. O documento estabeleceu o fim deste procedimento até o final de 2014, com a possibilidade da ocorrência somente em áreas com declividade acima de 12%, até que surjam tecnologias que possibilitem a realização da colheita também nesses locais.

De acordo com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC)que elabora relatórios de benchmark do setor,Minas Gerais já conta com um índice de mecanizaçãoem 2014
em 97%da lavoura. Isso demonstra o cumprimento do Protocolo com a eliminação da queima nas áreas de cana de açúcar com declividade abaixo de 12%,ficando a queima controlada localizada em apenas 3% de área, concentradas na Zona da Mata e algumas áreas do Sul de Minas.

O Protocolo Mineiro também vai além do fim da queima, engloba muitos outros temas, como a recuperação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) nas propriedades com plantio de cana, possibilitando a criação de corredores ecológicos, que se transformaram em áreas de abrigo, reprodução e passagem de animais. Foram criadas várias RPPNs - Reservas Particulares do Patrimônio Natural, que têm contribuído, sobremaneira, para a conservação dos recursos naturais. De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) – dados atualizados em 2012, o setor conta com 27.087,59 hectares de RPPNs ou 30,05% do total de 90.148,39 hectares no estado.

Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.