Minas Gerais já vai de etanol
09-10-2015

Em Minas Gerais, a redução do ICMS sobre o etanol de 19% para 14%, que entrou em vigor em março de 2015, provocou diminuição significativa no preço do produto na bomba. E foi o chamariz que faltava para que a população pudesse voltar a “abraçar” o etanol. A jornalista Mônica Santos, gerente de comunicação da Siamig, conta que perceberamser uma excelente oportunidade para conquistar os mineiros, então criaram uma campanha de comunicação que teria como missão despertar a cultura de abastecimento com o biocombustível.

Dessa forma, quando os postos começaram a repassar a redução para o consumidor, a Associação lançou a campanha “Eu Vou de Etanol”, tanto no rádio (duas emissoras em Belo Horizonte e mais 17 no interior) quanto nas mídias sociais. “Além de reforçar a atual competitividade do etanol frente à gasolina, a campanha visou ressaltar as externalidades positivas do biocombustível, que emite menos 90% de gás carbônico na atmosfera se comparado ao combustível fóssil”, informa Mônica.

Para ela, uma das principais sacadas da campanha foi a de aliar o humor às informações transmitidas. “Como nosso principal objetivo era o de estimular o consumo do etanol, decidimos criar personagens que pudessem aproximar o mineiro da mensagem que estava sendo transmitida”. Um deles era a Mariana, uma jovem que respeitava as leis de trânsito, não jogava lixo nas ruas, cuidava da natureza e dos animais e queria um mundo mais sustentável, mas que ainda não usava etanol. Outros personagens incluíam a Juliana, que economizava em todas as contas, menos na hora de abastecer o carro, e o taxista Valdir, que conhecia tudo na cidade, menos os benefícios do etanol.

“Os depoimentos que recebemos mostraram que a mensagem foi muito bem recebida. Teve, inclusive, uma Mariana que disse que a personagem era a ‘cara’ dela e que, dali em diante, iria usar apenas etanol”. Mônica conta, também, que a questão ambiental do etanol foi bem aceita pela população. “Um dia perguntei a um taxista se ele usava etanol. Para minha surpresa, ele disse que usava, não somente pelo preço, mas também porque o biocombustível ajudava o meio ambiente.”

Um site (www.euvoudeetanol.com.br)foi desenvolvido para o projeto. Nele, há um protótipo de uma bomba de combustível, onde o consumidor pode acessar do celular e fazer a conta, verificando se no posto o preço do etanol está competitivo.A campanha ‘Eu Vou de Etanol’ foi interrompida nas rádios no dia 14 de julho, porém, deve continuar por mais alguns meses nas redes sociais.
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