Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é um dos pontos altos do governo Bolsonaro
14-10-2019

A Ministra é parceira de longa data do setor sucroenergético, defensora da produção de energia verde

12 de outubro foi o dia do Engenheiro Agrônomo, entre os muitos profissionais que comemoraram a data estava a Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em sua página no Facebook, a Ministra postou: “Dia do Engenheiro Agrônomo. Parabéns aos meus colegas de profissão que trabalham por melhorias das práticas agropecuárias. Nós cuidamos do campo e amamos o que fazemos”.

O amor pela profissão e o conhecimento sobre a produção agropecuária explicam o empenho de Tereza Cristina frente ao Ministério. Durante o Fórum de Investimentos Brasil 2019, realizado na Capital Paulista nos dias 10 e 11 de outubro, ao participar do Painel “Brasil: Potência Agrícola Sustentável”, a Ministra salientou a pujança do agro brasileiro. “O nosso setor é responsável por 21% do PIB nacional e 20% dos empregos. E ainda temos muito espaço para crescer. Somos um dos poucos países do mundo com capacidade de expandir significativamente a oferta de alimentos de forma sustentável. Para seguir incrementando a produção nacional e minimizando os impactos ao meio ambiente, o governo brasileiro e o setor privado precisam continuar trabalhando juntos.”

Ainda segundo Tereza Cristina, o Brasil deve, efetivamente, assumir sua vocação de potência agroambiental global. “O produtor rural brasileiro, tenho absoluta certeza, é um aliado da preservação ambiental. A promoção da agricultura empreendedora, da agricultura inovadora, da agricultura inclusiva, é também a promoção do meio ambiente. Para garantir o contínuo aumento da produtividade e o fortalecimento da capacidade do produtor brasileiro de não apenas identificar tendências globais, mas também de criar ou moldar essas tendências, a ampliação do volume de investimento estrangeiro no Brasil é fundamental.”

A Ministra salientou que existem oportunidades ao longo de toda a cadeia produtiva do agro: insumos, maquinário, produção, processamento, estocagem, distribuição e transporte. “Tenho confiança de que, juntos, continuaremos a construir um agro que traga mais prosperidade para toda a sociedade brasileira e para nossos parceiros ao redor do mundo.”

A atuação de Tereza Cristina frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem recebido muitos elogios, por seu dinamismo, competência, equilíbrio e diplomacia ao conduzir temas considerados espinhosos como uso de defensivos agrícolas, incêndios na Amazônia, desmatamento.

Mesmo antes de ser Ministra, ainda como Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Estado Mato Grosso do Sul, ou como deputada federal, Tereza Cristina sempre foi uma aliada do setor sucroenergético, ao qual reconhece como um grande gerador de emprego e renda, além de receber sua admiração por produzir energia verde, sendo fator fundamental para que o Brasil cumpra sua agenda ambiental.