Monalisa Sampaio Carneiro é uma das personagens do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”
07-02-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC

Monalisa Sampaio Carneiro é professora Titular da UFSCar e Coordenadora de Biotecnologia da Cana-de-Açúcar da UFSCar/ RIDESA. Baiana de Feira de Santana, Monalisa teve contato com a agricultura desde pequena, cresceu na fazenda de seus pais no semiárido Nordestino, ali presenciou a dura realidade em desenvolver a agropecuária com escassez de água. Onde a seca mata a lavoura e o gado.

Monalisa cursou Agronomia na Universidade Federal da Bahia. Seu primeiro estágio foi na Embrapa e fez toda a carreira de iniciação cientifica nessa instituição trabalhando com a cultura da banana. Na Universidade da Bahia fez seu mestrado também sobre banana.

Já o doutorado foi na Esalq. “O primeiro mapa de maracujá do mundo é minha tese de doutorado”, conta Monalisa, que teve passagem pela Universidade Federal de Goiás onde trabalhou com feijão. Em 2004, ao ser provada em um concurso na Federal de São Carlos, veio para Araras, o que facilitou sua vida, pois seu marido é professor da Esalq, em Piracicaba. Nos dois primeiros anos, na UFSCar trabalhou a área de biotecnologia voltada ao feijão.

Em 2006, acontecia o boom da cana-de-açúcar como fonte renovável, atraindo atenção internacional.  “Recebíamos muitas visitas que queriam tratar da área de biotecnologia em cana e não havia quem lidasse com isso na UFSCar. Aí o Hermann Hoffman - coordenador de Melhoramento Genético da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa) -, convidou-me para ajudá-lo em algumas reuniões, tentar traduzir um pouco dessa parte técnica. Desde então, passei a trabalhar nesse grande desafio que é a cana-de-açúcar”, conta.

Monalisa é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, com lançamento marcado para 30 de março de 2023 no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.