Monsanto anuncia encerramento da operação da CanaViallis
08-10-2015

A Monsanto do Brasil vai sair do mercado de cana-de-açúcar, no qual operava sob a marca CanaVialis.
"O encerramento dessa unidade de negócios decorre da nossa decisão de focar em negócios como sementes, proteção de cultivos, biológicos e agricultura digital, nos quais estamos investindo US$ 150 milhões no Brasil em 2015", informou Rodrigo Santos, presidente da Monsanto do Brasil, em comunicado. Cerca de 150 funcionários serão afetados.
Santos afirmou, no entanto, que a empresa está buscando oportunidades de transferência para outros negócios para o maior número possível desses funcionários. "Todo funcionário que for dispensado receberá um pacote de benefícios adicional ao estabelecido legalmente", disse.
Quanto às tecnologias, a Monsanto informou que pretende prospectar entidades públicas de pesquisa para discutir possíveis transferências tecnológicas, de modo a permitir que os progressos obtidos continuem contribuindo para a cadeia da cana-de-açúcar no Brasil.
A Monsanto adquiriu do Grupo Votorantim, em novembro de 2008, a Aly Participações, que controlava as empresas de melhoramento genético e biotecnologia de cana-de-açúcar CanaVialis e Alellyx.
As duas empresa foram incorporadas pela Monsanto numa operação avaliada na época em cerca de R$ 620 milhões.