Mosca-dos-estábulos: período de calor e alta umidade trazem impactos na produtividade dos bovinos e exige estratégias de controle integrado
18-12-2025
Redução na produção de leite e ganho de peso, comprometimento da reprodução e aumento de custos estão entre os principais impactos da infestação desta praga no rebanho, esclarece especialista
O verão está chegando e com ele aumentam os fatores ambientais que favorecem a proliferação da mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans), um inseto hematófago, similar à mosca doméstica, mas com comportamento agressivo por sua picada dolorosa e hábito de se alimentar frequentemente do sangue dos animais. O que favorece o desenvolvimento destas pragas nesse período, explica Gibrann Frederiko, médico veterinário e promotor de vendas da Nossa Lavoura, é o fato de que a primavera e o verão são épocas de calor e alta umidade, e essas condições favorecem o desenvolvimento das larvas em materiais orgânicos em decomposição, como esterco e restos de alimentos.
A mosca-dos-estábulos merece atenção em propriedades de bovinos, equinos e suínos porque é uma praga relevante que provoca redução no desempenho produtivo dos animais, gera estresse, desconforto e pode transmitir agentes patogênicos, como Trypanosoma evansi, além de aumentar os custos com tratamentos e manejo.
De acordo com Frederiko, os principais sinais clínicos e comportamentais nos animais que indicam a presença da mosca-dos-estábulos são: comportamentos defensivos, quando os animais balançam a cauda, movimentam as patas, sacodem a cabeça ou se esfregam constantemente; a diminuição do consumo alimentar e perdas de peso devido ao estresse; lesões cutâneas causadas pelas picadas e anemia e queda no estado geral, especialmente em casos severos de infestação.
Na prática, esclarece o médico veterinário, a infestação destas pragas causa redução na produção de leite e ganho de peso, devido ao estresse e menor consumo de alimento; comprometimento da reprodução, especialmente em bovinos e equinos, e aumento de custos por tratamentos, mão de obra e controle químico. "Os erros de manejo mais comuns, que contribuem para a multiplicação das moscas nas propriedades, são o acúmulo de esterco ou restos de ração próximos ao ambiente dos animais, a falta de limpeza e higienização adequada dos estábulos e currais e o manejo inadequado de resíduos orgânicos, como a palha contaminada", orienta o especialista.
Frederiko acrescenta que o controle químico ainda é uma prática comum, mas nem sempre suficiente para combater essas moscas. "Há desafios do uso isolado de inseticidas por causa da resistência dos insetos, devido ao uso frequente e inadequado dos produtos químicos, de impactos ambientais e riscos à saúde humana e animal, e de curtos períodos de eficácia, já que os insetos se reproduzem rapidamente. Por isso, reforçamos que o manejo preventivo e contínuo é o caminho mais eficaz para evitar prejuízos econômicos e garantir a saúde dos animais. Ações simples, aliadas às tecnologias disponíveis, criam um ambiente mais saudável e produtivo", ressalta.
Para o manejo preventivo e contínuo, o médico veterinário indica a adoção de um sistema integrado de controle que combine medidas preventivas, químicas e biológicas. "Para o manejo sanitário, a orientação é limpeza diária de currais e remoção correta dos resíduos. Quanto ao uso de armadilhas e controle biológico, a recomendação é utilizá-los como predadores e parasitoides de ovos e larvas. Além disso, é importante a racionalização no uso de inseticidas, priorizando rodízios de princípios ativos para evitar resistência", relata o especialista.
Para além destas medidas, Frederiko relaciona, dentre as tecnologias ou soluções mais inovadoras que têm se destacado no combate à mosca-dos-estábulos, o uso de inseticidas biológicos, como produtos à base de bactérias (Bacillus thuringiensis); a implementação de armadilhas inteligentes e dispositivos automáticos, que liberam inseticidas em horários programados; e o uso de drones e sensores para monitoramento de infestações.
Sobre a Axia Agro
A Axia Agro é a maior distribuidora e revendedora de insumos agropecuários do Brasil, com forte presença no Norte e Centro-Oeste do país. Fundado em 2021, o grupo nasceu com o objetivo de proporcionar um ecossistema de soluções completas ao pecuarista brasileiro, por meio da consolidação de revendas, tecnologia, inovação e serviços, potencializando a produtividade no setor. Hoje, a empresa conta com mais de 60 lojas entre os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Pará, e um braço fabril de produção de insumos para nutrição animal. Para mais informações sobre a Axia Agro, clique aqui.
Sobre a Agroline
Fundada em 1997, a empresa foi a primeira do setor pecuário a investir em comércio eletrônico, tornando-se hoje o maior no segmento. A Agroline também está presente de forma física nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, com a missão de ser a melhor parceira para os produtores rurais oferecendo soluções completas para maximizar a produtividade. Mais informações, acesse aqui.
Sobre a Nossa Lavoura
A Nossa Lavoura, lançada em 2025, mantém a essência da Casa da Lavoura, nascida há mais de 40 anos em Rondônia, trazendo uma nova identidade com o olhar ainda mais inovador e voltado para o futuro. A tradicional rede de lojas de produtos agropecuários, máquinas, implementos agrícolas conta com mais de 40 pontos de vendas nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso. Destaca-se como uma empresa totalmente afinada às questões ligadas ao meio rural, atuando de forma transparente e responsável. Mais informações, acesse aqui.
Lojas que passaram a atuar como Nossa Lavoura:
Ji-Paraná - 2 De Abril (matriz)
Avenida Marechal Rondon, 2550 – 2 de Abril – Ji-Paraná/RO
Ji-Paraná - T06
Rua Luiz Muzambinho, 1627 – Nova Brasília – Ji-Paraná/RO
Presidente Médici
Avenida 30 de Junho, 841 – Centro – Presidente Médici/RO
Alvorada D'Oeste
Avenida Marechal Rondon, 4590 – Centro – Alvorada D'Oeste/RO
Seringueiras
Avenida Jorge Teixeira, 270 – Centro – Seringueiras/RO
São Francisco do Guaporé
Avenida Tancredo Neves, 3609 – Centro – São Francisco do Guaporé/RO
São Miguel do Guaporé
Avenida São Paulo, nº 371 – Centro – São Miguel do Guaporé/RO
Ouro Preto D'Oeste
Avenida Daniel Comboni, 1206 – Bairro União – Ouro Preto D'Oeste/RO
Jaru (matriz)
Avenida Jk, 1121 – Centro – Jaru/RO
Cacaulândia
Avenida do Cacau, 1818 – Setor 03 – Cacaulândia/RO
Vale Do Anari
Avenida Vereador Acyr José Damasceno, 4155 – Centro – Vale do Anari/RO
Machadinho D´Oeste
RO 133 N° 2598 – Setor Industrial – Machadinho D'Oeste/RO
Governador Jorge Teixeira
Avenida Pedras Brancas nº 628 – Centro – Governador Jorge Teixeira/RO
Cacoal
Avenida Castelo Branco, 1840 – Princesa Isabel – Cacoal/RO
Rolim De Moura
Avenida 25 de Agosto, 5513 – Centro – Rolim de Moura/RO
Pimenta Bueno (matriz)
Rua Rui Barbosa, 207 – Beira Rio – Pimenta Bueno/RO
Nova Brasilândia D´Oeste
Avenida Juscelino Kubitschek, 3075 – Setor 13 – Nova Brasilândia D'Oeste/RO
Alta Floresta D'Oeste
Praça Castelo Branco, 4076 – Centro – Alta Floresta D'Oeste/RO
Alto Alegre Dos Parecis (escritório)
Avenida Tancredo Neves, 3688 – Alto Alegre dos Parecis/RO
Espigão D'Oeste
Rua São Paulo, 2671 – Centro – Espigão D'Oeste/RO
Vilhena
Avenida Marechal Rondon, 2564 – Centro – Vilhena/RO
Cerejeiras
Avenida Integração Nacional, 1660 – Centro – Cerejeiras/RO
Chupinguaia (escritório)
Rua 24 Tiradentes, 1490 – Chupinguaia/RO
Colorado D'Oeste
Rua Mognopolis, 2632 – Saída para Cerejeiras – Colorado D'Oeste/RO
Comodoro/MT (escritório)
Rua Espírito Santo, 148N – Centro – Comodoro/MT
Juara/MT (Lineagro)
Avenida Rio Arinos, nº 1301 – Centro – Juara/MT
Nova Bandeirantes/MT (Lineagro)
Avenida José Francisco Otênio, nº 1305 – Centro – Nova Bandeirantes/MT
Nova Mamoré
Avenida Dezidério Domingos Lopes, 4365 – Centro – Nova Mamoré/RO
Porto Velho (matriz)
Avenida Amazonas, 2160 – Nova Porto Velho – Porto Velho/RO
Nova Dimensão
BR 421 KM 55 – Nova Mamoré/RO
União Bandeirantes
Avenida 3 de Dezembro, 714 – Centro – Porto Velho/RO
Extrema
Avenida Principal, 610 – Centro – Extrema/RO
Jacinópolis
Rua Massaranduba, S/N – Centro – Porto Velho/RO
Vista Alegre do Abunã
Avenida Governador Jorge Teixeira, S/N – Centro – Vista Alegre do Abunã/RO
Apuí/AM
Avenida Transamazônica, 1083 – Centro – Apuí/AM
Santo Antônio do Matupi/AM
Avenida Transamazônica, 2095, Br 230 km 180 – Santo Antônio do Matupi/AM
Sena Madureira
Rua Virgulino de Alencar, 170 – Centro – Sena Madureira/AC
Acrelândia
Avenida Brasil, 346 – Centro – Acrelândia/AC
Boca do Acre/AM
Avenida Mario Diogo De Melo, 9906 – Platô do Piquiá – Boca do Acre/AM
Brasiléia
Avenida Manoel Marinho Montes, 1156 – Brasiléia/AC
Plácido de Castro
Avenida Diamatino Augusto de Marcedo, 788 - loja 01 – Centro – Plácido de Castro/AC
Rio Branco (matriz)
Avenida Chico Mendes, 632 – Bairro Triângulo Velho – Rio Branco/AC
Tarauacá
Rua Quitino Bocaiuva, 70 - sala 04 – Centro – Tarauacá/AC
Xapuri
Rua Seis de Agosto, 40 – Centro – Xapuri/AC
Sobre a Supremax
Nascida da visão empreendedora da Casa da Lavoura (que agora atua com a marca Nossa Lavoura) no início dos anos 2000, a Supremax é o braço industrial do grupo, especializado na produção de insumos para nutrição animal. A empresa conta com unidades fabris em Ariquemes (RO) e Tangará da Serra (MT). Por meio de seus produtos e de sua consultoria técnica, a marca visa tornar-se referência no mercado agropecuário. Mais informações, acesse aqui.
Gisele Gomes Comunica
Patricia Mattos
Gisele Gomes

