MPB amplia foco na produtividade
30-09-2015

Produtor recebeu um dos primeiros polos de MPB do Programa Mais Cana desenvolvido pela Coplana

Clivonei Roberto

Produtor de cana-de-açúcar em Luiz Antônio, SP, e fornecedor de matéria-prima para a Central Energética Moreno, Rogério Consoni Bonaccorsi recebeu um dos primeiros polos de MPB do Programa Mais Cana. Ele cultiva uma área de 550 hectares.

Buscar a alta produtividade já é uma constante para Bonaccorsi. Nesse sentido, ele utiliza diferentes práticas que lhe asseguram uma produção superior à registrada na região. Deverá fechar a safra 2015/16 com média de 102 t/ha, com ATR médio de 138 kg.

Atualmente, uma de suas apostas para continuar elevando a produtividade agrícola de suas áreas é a produção de mudas de cana em viveiros formados com a tecnologia MPB. Ele fez o curso do Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico), em Ribeirão Preto, e plantou suas primeiras mudas pré-brotadas em 2013. Ou seja, antes mesmo do lançamento do Programa Mais Cana. Mas a sua participação no programa da Coplana o ajudou a aperfeiçoar o sistema de MPB que já vinha executando. “Hoje já estou com viveiro de variedades pré-brotadas, e fazendo multiplicação de materiais”, relata Bonaccorsi. Por isso, ele tem satisfação de dizer: “eu mesmo produzo minhas mudas”.

Este poderá ser um segredo para ter boa produtividade? Ele ainda não sabe afirmar. “Ainda não tive lucro com o MPB, porque tudo o que tenho até agora são viveiros e minha primeira área comercial plantei faz pouco mais de quatro meses.” Só terá resposta de retorno financeiro do uso da tecnologia daqui a cerca de um ano, quando colherá sua primeira área plantada a partir de mudas tiradas de um viveiro formado com MPB.

Veja matéria completa na editoria Especial MPB na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br