MPB avança no Nordeste
02-02-2016

Unidades de pelo menos quatro estados já adotam a tecnologia

Clivonei Roberto

Originário do Centro-Sul do país, o sistema MPB (Muda Pré-brotada) já está nas “paradas de sucesso” de algumas usinas da região Nordeste. Unidades de pelo menos quatro estados adotam a tecnologia: Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Umas das primeiras unidades nordestinas a apostar na tecnologia é a Usina Miriri Alimentos e Bioenergia, localizada no município de Santa Rita, PB. O diretor presidente da empresa, Gilvan Morais Sobrinho, buscou no estado de São Paulo, especificamente no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), know-how para implantar a tecnologia. Orgulhoso pelo pioneirismo com o MPB no Nordeste, Gilvan até já foi procurado pela imprensa do estado em 2015 para falar da tecnologia e posar segurando um tubete de muda.

Ele lembra que o MPB de cana é uma tecnologia de multiplicação, que contribui para uma rápida produção de mudas, associando um alto padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade do plantio. Outro ponto positivo que estimulou a Miriri a apostar nessa tecnologia é o fato de, para plantar um hectare de cana, o consumo de mudas cai de uma média de 20 toneladas, no sistema convencional, para duas toneladas no MPB, beneficiando o campo pela qualidade fitossanitária da muda. A empresa montou um viveiro próprio para a produção de mudas pré-brotadas.

Localizada também no município de Santa Rita, PB, a Usina Japungu já plantou as suas primeiras mudas de MPB, mas a unidade ainda está dando os primeiros passos com a tecnologia. “Plantamos apenas 3 hectares, mais para implantação de variedade nova”, diz Dante Hugo Vasconcelos Guimarães, gerente de Tratos Culturais e Plantio da empresa. A iniciativa foi importante para a Japungu começar a ter familiaridade com o sistema e seus benefícios. “Estamos devagar, em fase de experimentos e análise, até porque o custo não é baixo.”

Veja matéria completa na editoria Nordeste na edição 29 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.