MPB possibilita aumento rápido de áreas com boas variedades
02-10-2015

Para Hermann Hoffmann, coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar da Ridesa/ UFSCar (programa da Universidade Federal de São Carlos, pertencente à Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético), a tecnologia das mudas pré-brotadas possibilita a formação de mudas com qualidade, trazendo vantagens como sanidade, atualização mais rápida de boas variedades e certeza de que se está plantando a identidade varietal desejada. Outro ponto positivo, destaca Hermann, é a possibilidade de replantio de áreas comerciais, desde que não se tenha problema de doenças.

“Esta tecnologia é uma ótima estratégia para aumento rápido de áreas com boas variedades, independente se já é uma variedade muito plantada ou não. Em MPB, não notamos nenhuma variedade que não seja viável. O importante é que seja um bom material, com resistência a doenças”, diz.
Segundo Roberto Chapola, pesquisador da Ridesa/UFSCar, o MPB é uma tecnologia interessante em diversos aspectos. “Mas acho que a principal vantagem é a sanidade. O plantio de mudas sadias é o primeiro passo para a obtenção de boa produtividade.”

Nas unidades onde o MPB está sendo implantado, diz Chapola, a velocidade de multiplicação de materiais tem sido notadamente superior ao sistema tradicional de plantio.

Pelo sistema convencional de plantio, as variedades RB, desenvolvidas pela Ridesa, são as mais plantadas tanto no estado de São Paulo, que é o maior produtor nacional, como em âmbito nacional, ocupando cerca de 70% dos canaviais. No entanto, segundo algumas informações divulgadas, as RBs estão entre as preferidas também no sistema de MPB.

De acordo com levantamento divulgado em agosto deste ano pela Syngenta, cinco das seis variedades mais solicitadas em 2014, tanto na tecnologia Plene PB como na tecnologia Plene Evolve, são da família RB.

Veja matéria completa na editoria Especial MPB nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br