MPB: viável para pequenos ou grandes?
22-12-2017

MPB plantado em Meiosi é o que surge como solução concreta na luta para aumentar os ganhos agrícolas

¹Ana Palazzo e ²Hamilton Jordão

A cana-de-açúcar é uma cultura com soluções genuinamente brasileiras. Embora plantada em muitos outros países, a cana possui boa parte de sua tecnologia de plantio, variedades e maquinário desenvolvidos dentro do país. Apesar da expressividade da cultura - representa cerca de 10% do Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária nacional - houve muitas dificuldades ao longo dos últimos anos. Seja por questões voltadas para o mercado interno ou externo, o fato é que os investimentos no campo e a produtividade dos canaviais ficaram bastante prejudicados.

Produzir com eficiência e custos reduzidos se tornou essencial. Atrelar produtividade e controle de gastos é um desafio. Ambos os fatores precisam estar em sinergia, para que o negócio entre em um círculo virtuoso de gestão. Nesse sentido, a tecnologia de mudas pré-brotadas de cana (MPB) surgiu como promessa,para elevar a produtividade e longevidade da lavoura.
Em média, os custos para implantação do canavial na região Centro-Sul podem superar os R$ 7.000/ha, segundo o Pecege/Esalq-USP. No caso da utilização do MPB, esse valor pode ultrapassar R$ 10.000/ha, a depender da variedade, manejo e espaçamento utilizados. Ou seja, é um investimento elevado. Em um cenário de contenção de gastos, como justificar a viabilidade da prática para pequenos e benefícios suficientes aos grandes produtores?

Com a introdução do sistema de Meiosi (Método Interrotacional Ocorrendo Simultaneamente), que consiste em intercalar lavouras, como soja e amendoim, com o canavial, a utilização do MPB foi viabilizada. Os custos logísticos foram reduzidos. Além disso, a Meiosi ainda gerou a possibilidade de renda extra com a colheita de grãos e ganho agronômico relacionado com a melhora do ambiente de cultivo.

Para propriedades de menor porte, a desdobra manual das linhas plantadas na Meiosi, faz com que o investimento inicial seja diluído. Em média, canaviais bem implantados e tratados chegam a ter rendimento de 1:20 ou superior. Isso possibilita aumento da produtividade e da idade média da plantação, fatores cruciais para manter os pequenos negócios operando. Principalmente em um cenário de margens extremamente apertadas.

No caso de maiores escalas, a possibilidade de desdobra manual da Meiosi pode ser comprometida, seja pelo custo e/ou disponibilidade da mãodeobra necessária. Nesse caso, se torna mais forte a questão do volume de cana que deixa de ser utilizada no plantio e passa a se tornar receita. Quanto maior a área onde o MPB é adotado, maior também será o aumento de toletes que seriam destinados a muda e passam a canavial comercial.

Veja matéria completa na editoria Gestão Agro, edição 49 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.